Nos últimos meses aconteceram tantas mudanças na minha cozinha… E para quem acha que a maior delas foi deixar de comer proteína animal, vou discordar. Afinal, deixei de comer carne ao longo dos últimos anos da minha vida. Foi uma escolha que aconteceu lentamente, mas se instalou de forma definitiva! Acredito que as maiores mudanças ainda são as adequações para substituir os laticínios.
Sempre gostei muito de queijo e iogurte natural e, confesso que usava muito creme de leite e manteiga nas minhas sobremesas e bolos. Substituir o leite de vaca por leite vegetal foi fácil e delicioso. Muito mais saboroso e leve, apesar de no início dar um pouco de trabalho e exigir planejamento. Há quem diga que o custo do leite vegetal é muito alto, e eu concordo em parte. Na verdade, acho que passei a usar o leite vegetal em quantidade mais adequada. Hoje uso muito menos leite!
Mas o ponto mais delicado ainda são os queijos. Estou reduzindo o seu consumo e buscando algumas receitas de queijos vegetais que fiquem gostosas (e não sejam caras e difíceis!). O mais importante é, depois de conhecer todos os detalhes que envolvem a produção do leite de vaca, não continuar a consumi-lo. É um ingrediente que não traz nada de bom para nossa saúde (pelo contrário!), e envolve tanta crueldade…
A receita do risoto de beterraba abaixo pedia cubinhos de queijo, que não usei. Mas já estou pensando em receitas de queijo vegetal para testar, antes de repetir o risoto. Não deixe de usar raminhos de tomilho fresco para temperar e enfeitar o prato. Garanto que o sabor é muito melhor do que o do tomilho seco!
Risoto de beterraba
Ingredientes
- 1 beterraba grande
- 3 xícaras de caldo de legumes
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo vegetal
- 1 cebola roxa pequena picada
- 2 dentes de alho picados
- Raminhos de tomilho fresco + para enfeitar
- 1 xícara de arroz arbório ou carnaroli (arroz próprio para risoto)
- ½ xícara de vinho tinto opcional
- Cubinhos de queijo vegetal (opcional)
- Nozes ou pecans tostadas e picadas
- Sal e pimenta do reino
Modo de fazer
- Cozinhe a beterraba em água com um pouco de sal. Reserve a água do cozimento.
- Aqueça o caldo de legumes junto com água do cozimento da beterraba.
- Refogue a cebola no azeite em uma panela com fundo grosso. Junte o alho, alguns raminhos de tomilho, sal e pimenta a gosto. Em seguida acrescente o arroz e mexa.
- Coloque o vinho (se for usar) e cozinhe até que ele seja absorvido pelo arroz. Acrescente o caldo aos poucos, uma concha de sopa de cada vez. Cozinhe em fogo médio, mexendo, até que o líquido seja absorvido.
- Um pouco antes do arroz estar no ponto, junte os cubinhos de beterraba. Continue a cozinhar, acrescentando caldo de legumes, até que o arroz fique “al dente”.
- Prove o tempero e corrija se necessário. Desligue o fogo e junte os cubinhos de queijo e as nozes. Tampe e espere uns 2 a 3 minutos antes de servir. Enfeite com raminhos de tomilho fresco.