Há seis anos, exatamente no mês de outubro, nascia o blog. Fiz uma mudança para o Maranhão poucos meses antes, iniciei um período sabático e comecei a cozinhar praticamente tudo o que a gente comia em casa (tá certo que éramos só duas pessoas e isso era fácil!).
Sempre gostei de cozinhar, e testar novos sabores e ingredientes foi um projeto bem atraente. Em pouco tempo, percebi ser preciso ir além de somente seguir qualquer receita, e repensar as escolhas ao comprar e preparar aquilo que você come. E mais: entender como a alimentação impacta não só a nossa saúde, mas o meio ambiente, e até o planeta!
A trajetória do blog acompanhou todas essas reflexões e as mudanças que elas causaram na minha alimentação. Houve a fase de transição para o vegetarianismo estrito (ou veganismo), novos desafios e um olhar completamente diferente ao pensar em comer e cozinhar.
Já em 2018 passei por um período bem difícil após receber o diagnóstico de câncer de mama. E com isso teve o tratamento (nenhum pouquinho fácil!) compartilhado por aqui em meio a receitas onde eu me divertia fazendo fotos, nas quais desejava que despertassem apetite e vontade de provar, mesmo em quem não é vegetariano.
Voltamos para São Paulo no final do mesmo ano, e a readaptação também foi dividida por aqui… Novos projetos nasceram, lentamente tomaram forma e com o final do tratamento se realizaram. Nos instalamos no mesmo sítio onde nossa filha deu seus primeiros passos há quase 30 anos! E por aqui ficamos quando a pandemia do Covid-19 virou o mundo do avesso…
Outubro de 2020 também é o mês que marca uma nova etapa na história do Santo Legume. Estamos mudando o logotipo, cores e criando uma marca, com produtos totalmente artesanais. O isolamento social nos levou a adiantar a construção de uma cozinha, na qual produziremos as conservas, vegetais fermentados, bolos e biscoitos sem nenhum ingrediente de origem animal e outras gostosuras que fazem parte do nosso dia a dia.
Depois de muito ouvir de amigos e parentes que frequentam a nossa casa, de que era preciso levar essa forma amorosa de cozinhar para mais pessoas e ir além das nossas paredes… Resolvemos iniciar algo, vestir o avental e produzir em uma escala um pouquinho maior do que a de costume.
Ainda estamos estudando como estruturar nossa forma de entregar o que está sendo produzido, já que estamos na zona rural no interior de São Paulo. Mas pouco a pouco, tudo vai se encaixando e tenho certeza de que os caminhos vão se mostrar!
Em meio à obra, ideias para embalagens, contatos com pequenos produtores locais, tivemos que ter um cuidado especial para não deixar de nos alimentar bem. Para alguns dias, as saladas bem coloridas foram a saída para a falta de tempo! A salada de melancia e tomate ficou tão linda (e tão gostosa) que tive que repetir a receita para fazer algumas fotos e compartilhar a receita.
Salada de melancia e tomate
Ingredientes
- 750 g de melancia (sem a casca)
- 100 g de tomates coloridos (vermelhos, verdes, amarelos, pequenos e grandes)
- 1 cebola roxa cortada em tiras
- 1 dente de alho picado
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 1 colher (sopa) de suco de limão (usei siciliano)
- 1 colher (sopa) de melado
- 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
- Sal e pimenta-do-reino
- Folhas de hortelã ou manjericão frescas
Opcionais
- Rabanetes
- Cubos de avocado
- Queijo vegetal cortado em cubos
- Alcaparras
- Sementes de girassol ou abóbora
- Nozes ou castanhas picadas
- Folhas verdes para servir
Modo de fazer
- Corte a melancia em cubos.
- Divida os tomates ao meio, ou em quartos, dependendo do tamanho.
- Coloque a melancia e os tomates em uma tigela.
- Refogue a cebola no azeite de oliva até ficar translúcida. Junte o alho e mexa por mais 1 ou 2 minutos.
- Retire do fogo e junte o suco de limão, melado e vinagre balsâmico. Junte sal e pimenta.
- Tempere a salada e sirva com as folhas frescas.
Olá…gosto da sua forma de escrever e das receitas:simples, com substituições possíveis e com um carinho gigante, que podemos sentir pela narrativa!Sucesso e saúde !
Obrigada pelo carinho Anita!
Olá, Monica!
Mesmo nunca nos temos visto, sinto uma conexão contigo. Que delícia saber de seus novos projetos. Espero, assim como me delicio com seus textos e reprodução de receita – além de todo amor e acolhimento que me transmitem -, poder logo mais receber um produto seu em casa. Tomara não demorem a chegar em Salvador. ?
Que mensagem deliciosa! Obrigada Jamile
Oi Monica, fico feliz em te ver. Em ver q vc está curada, instalada, com projetos sendo finalizados para serem iniciados (me fiz entender? KKKK) e isto é muito bom e me deixa feliz por vc… Não sou vegan, mas tenho o pé lá. Aprecio suas receitas, já fiz muitas. Olha, te desejo o maior sucesso do mundo, as bençãos do Senhor e muita, muita saúde a todos. Grande abraço
Olá Elisabete! Obrigada pelo carinho e torcida!