A minha paixão por boa comida vem da minha família, principalmente da minha mãe. Amo cozinhar, elaborar pratos e descobrir aromas e ingredientes. O que eu como sempre foi importante e mais do que uma mera refeição. O blog tem sido uma extensão da minha cozinha e até da minha vida na última década. Tenho muito orgulho dessa trajetória e sou motivada a continuar por estar acompanhada desse grupo de leitores que se formou ao longo do caminho (e os que continuam a chegar). E já estou ansiosa por mais um ano juntos!
Nos últimos dez anos, após me tornar vegetariana, a busca por alimentos naturais aumentou. Passei a me interessar por tudo aquilo adicionado aos alimentos. E entendi que uma das melhores formas de ter controle sobre o que consumo é preparar a minha própria comida.
Procuro me alimentar da forma mais equilibrada e variada possível. Não sou nutricionista, nem especialista em alimentação ou saúde. Apenas acredito que a comida deve nos fazer bem e nos deixar felizes. Sei que cada um encontra suas formas e caminhos para fazer isso. E aqui no Santo Legume compartilho aquilo que gosto de comer para motivar outras pessoas. Convido sempre a olharem meus experimentos como inspiração e modificar à vontade.

uma versão de Spanakorizo, um prato grego
Não é de hoje que percebo que algumas receitas que testo e passo a fazer com frequência em casa demoram para vir parar aqui no blog por falta de uma foto para ilustrá-la. Foi o caso deste arroz, de inspiração grega.
Estava à procura de uma receita fácil e diferente para compartilhar como sugestão para os cardápios de final de ano. Aqui em casa já faz muito, muito tempo que não faço nada extravagante nas comemorações de final de ano. Tenho aversão a quantidades exageradas de comida e sobras que vão morar na geladeira até o ano seguinte!
Algumas considerações sobre a receita: fiz com arroz integral, mas o original era com arroz branco. Leve isso em conta dependendo dos seus convidados. Não deixe de usar o limão no final, ele faz toda a diferença na minha opinião. Sobre o endro, ou dill, esse tempero super perfumado que nem sempre é fácil de encontrar, deixe como um ingrediente opcional. Contudo, sugiro que na primeira oportunidade testem… Ele é delicioso!


Arroz com espinafre, tomate e limão
Ingredientes
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 alho-poró fatiado (se for pequeno, use 2)
- 4 a 5 hastes de cebolinha picada
- 3 colh. (sopa) de azeite de oliva ou óleo vegetal
- 1 colher (chá) de sal marinho
- 1 maço de espinafre (folhas lavadas e sem os talos)
- 1 xícara de arroz (usei o integral)
- 2 colh. (sopa) de purê de tomate
- 1 colher (chá) de açúcar
- ½ colher (chá) de páprica defumada
- 1 xícara de passata de tomate
- 2 xícaras de caldo de legumes
- Pimenta-do-reino
- ½ limão espremido
- 1 a 2 colh. (chá) de aneto (ou dill), opcional
Modo de fazer
- Lave o arroz em uma peneira, e escorra bem.
- Higienize as folhas de espinafre. Escorra ou seque-as.
- Refogue a cebola, alho, alho-poró no azeite com o sal, até ficarem translúcidos.
- Acrescente o purê de tomate, o açúcar e a páprica. Misture e refogue sem deixar queimar.
- Coloque o arroz na panela e junte a passata, o caldo de legumes. Tempere com a pimenta-do-reino.
- Cozinhe em fogo baixo por uns 15 minutos, até o arroz começar a amolecer. Junte as folhas de espinafre e misture para incorporar.
- Tampe e cozinhe até o arroz ficar macio. Mexa ocasionalmente para não queimar o fundo da panela. Se secar, junte mais caldo ou água filtrada. O arroz deve manter parte do líquido.
- Tire a panela do fogo e junte o suco de limão. Misture e aguarde 5 minutos antes de servir. Polvilhe o endro (ou dill), caso for utilizar, no momento de servir.