Aveia “dorminhoca” com cacau

As últimas semanas foram bem agitadas para mim… Terminei o último ciclo de quimioterapia e, apesar de todo cansaço, organizei nossa mudança de volta para São Paulo… Assim como aconteceu quando mudei para o Maranhão, resolvi só levar para objetos de uso pessoal, material fotográfico, algumas louças, livros… Descobri que aprendi direitinho a lição do desapego! Vendi os móveis, doei roupas, alimentos e tudo aquilo que sei que não vai fazer falta…

Sol nascendo - Praia de São Marcos - São Luís

Foram quase cinco anos morando em São Luís; acordando e dormindo com o mar bem ali na minha frente, calor e muito vento. Sou muito grata por ter tido este privilégio. Neste período repensamos muitos hábitos, a começar pelos alimentares! Descobrimos o que é realmente necessário dentro de uma casa, e deixamos de consumir por impulso.

Aveia "dorminhoca" com cacau

Aprendemos o que significa qualidade de vida, buscando sempre manter um ritmo que nos permitisse olhar com atenção tudo que era feito ou vivido. Enfim, um novo olhar para o dia dia de alguém que viveu praticamente toda sua vida em uma cidade com um ritmo enlouquecedor e frenético!

No entanto, nem sempre temos o total controle sobre nossas escolhas. E cá estou eu, de volta à São Paulo. Tendo muita atenção e cuidado ao fazer as escolhas que posso, no processo de adaptação à cidade. Afinal, não quero voltar a ter o mesmo ritmo que tinha antes do meu período sabático no Maranhão!

Aveia "dorminhoca" com cacau

O tratamento segue, agora com a cirurgia como próxima etapa e outros desafios a serem vencidos. A alimentação tem sido um dos maiores trunfos que tenho a meu favor, deixando muitos médicos bem surpresos com a resposta do meu organismo à medicação. E uma das receitas que tem feito parte das minhas manhãs é a aveia “dorminhoca”, que preparo na véspera e pode até ser levada na bolsa quando tenho algum compromisso logo cedo!


Aveia “dorminhoca” com cacau

Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de aveia em flocos
  • 1 colher (chá) de cacau em pó
  • 1/3 xícara de leite vegetal
  • 2 colheres (sopa) de amêndoas picadas
  • 2 colheres (sopa) de cranberries desidratadas (ou passas, tâmaras)
  • 1 colher (sopa) de coco ralado
  • 1 colher (chá) de manteiga de amêndoa ou amendoim
  • Melado

Modo de fazer

  • Coloque a aveia, o cacau e o leite em um vidro com tampa. Misture, tampe e guarde na geladeira de um dia para outro. Se ficar muito seco, junte um pouco mais de leite.
  • Na hora de servir misture bem e acrescente  a amêndoa picada, o cranberry e polvilhe o coco ralado. Cubra com a colher de manteiga de amêndoa (ou amendoim) e finalize com um fio de melado.

Notas

Quando tenho pronto em casa, junto algumas colheres de iogurte de coco. Se preferir, adoce a gosto.
Aveia "dorminhoca" com cacau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Carla Regina says:

    Eu não sei o que eu acho mais lindo, seus textos, as fotos ou as receitas!
    obrigada por tudo isso

  2. Olá Mônica.
    Já faz alguns meses que mudei a minha alimentação, e uma amiga indicou o seu site, já fiz umas 3 receitas e estou amando, gostei muito como você aborda o assunto e põe as receitas no site, virei um frequentador. Deus te abençoe.

  3. Deus te abençoe Mônica te concedendo muita graça sabedoria e renovando sua fé a cada amanhecer ! Fique firme pois a vontade de DEUS e sempre boa perfeita e agradável. Parabéns pelas suas receitas são ótimas e fáceis de fazer o que acho totalmente excelente na minha aveia dorminhoca com exceção da amêndoa eu coloco os outros ingredientes todos juntos pra dormirem pois gosto das frutas secas hidratadas. Ficam macias e muito saborosas.
    Bjs no seu coração

  4. Adriana Da Via says:

    Minha amiga querida , tenho muito orgulho de vc . Cozinha como ninguém e enfrenta com bravura sua vida. Que venha a recuperação com muita saúde e grandes recitas pra compartilhar. Um beijo enorme.

    1. Que delicia receber essa mensagem tão carinhosa! Obrigada amiga querida!

  5. Cintia Takeda says:

    Monica, encontrei seu site por acaso e adorei a forma com que você descreve sobre seus desafios e suas maravilhosas receitas!

    Parabéns! ❤️

    1. Fico tão feliz quando me falam que gostam das receitas postadas… Obrigada!!!

  6. Maria da Penha says:

    Mónica, meu nome é Penha, descobri seu blog procurando receitas de alimentação saudável, estou amando, ainda não fiz nenhuma receita mais farei em breve, minha boca está cheia d’água e não vejo a hora de provar essas delícias, muita gratidão no seu compatilhar seus conhecimentos e receitas 🤗🌱🌱

    1. Olá! Não deixe de contar que receitas testou, e se gostou!

  7. maria helena cheirubim dos santos santos says:

    Olá a paz de Jesus, estou amando a primeira visita, gostei do nome, como está sua saúde. Moro no interior Paraná se sentir falta venha passear em casa, abraços.

  8. Waléria Barbosa says:

    Boa sorte Mônica! Tudo de melhor e parabéns pela iniciativa do blog; as receitas parecem ótimas, ainda não testamos, mas testaremos! Um abraço!

  9. Acompanho seu blog há pouco tempo. Amo as receitas, o visual das fotos e a leveza com a qual você escreve. Estarei rezando pela sua plena melhora!

  10. Juliana Xavier says:

    Bom dia com Jesus Monica.
    Já sou sua fã faz algum tempo e suas receitas aqui em casa já são bem conhecidas por família e amigos. Já tinha visto várias receitas desse tipo com aveia,mas nenhuma com cacau, amei.
    Não tinha visto sobre sua mudança e o cÂncer, mas não pude deixar de parar pra lhe dizer que estou orando por você, um grande beijo. Juliana Xavier

  11. Obrigada por compartilhar. Amo seu blog, muito boas vibrações para este momento.

  12. Olá Mónica
    Desejo que esteja bem. Sou a Ana, vivo em Portugal e “descobri” as suas receitas faz algum tempo. Tenho feito algumas das suas receitas, que são sempre muito saborosas e agradáveis de cozinhar. Confesso que tenho alguma, para não dizer muita 🙂 resistência em interagir com os bloguer,s, mas hoje senti vontade de lhe dar um olá e lhe dizer que sinto um grande carinho, admiração e respeito por si e pela forma como nos oferece toda esta sua experiência de vida. Bem Haja e tudo de bom. Um abraço

    1. Obrigada pelo carinho Ana!

Close
© 2021 - Santo Legume
Close