Aveia “dorminhoca” com cacau

Com o fim da quimioterapia conversamos com os médicos, chegando à conclusão de que seria melhor voltar para São Paulo, e lá fazer a cirurgia e em seguida a radioterapia. Estou muito debilitada e daqui em diante qualquer ajuda é essencial no dia a dia. Isso sem falar na proximidade das pessoas queridas… Quero estar perto da minha filha.

Ao terminar o último ciclo de quimioterapia, toquei o famoso sino na sala de infusão do hospital. Presenciei a cena algumas vezes durante o tratamento. Bati palmas e fiquei feliz por quem seguia para o estágio seguinte de seu tratamento ou recebia alta. Mas quando chegou o meu grande dia, não controlei as lágrimas e não consegui falar nada. Saiu um toque fraquinho e só consegui abraçar aquelas pessoas incríveis que me acompanharam por todos aqueles meses de quimio. Era enorme o alívio de concluir uma etapa tão difícil, que exigiu tanto de mim, mesmo sabendo que ainda tenho uma longa jornada pela frente. 

Apesar do cansaço, organizei nossa mudança em pouquíssimos dias. Assim como aconteceu quando mudei para o Maranhão, resolvi só levar o essencial. Separei os objetos de uso pessoal, meu material fotográfico, algumas louças e livros. Pelo visto, aprendi direitinho a lição do desapego! Vendi os móveis, doei parte das roupas, alimentos e tudo aquilo que não iria fazer falta. Chamei uma empresa de mudança e, sentada, sinalizei tudo que seria embalado e despachado. 

Sol nascendo - Praia de São Marcos - São Luís
A vista da minha janela…

Sei que o que mais fará falta é aquele lugar. Após alguns anos morando em São Luís, acordando e dormindo com o mar bem ali na minha frente, calor e muito vento, fiquei triste, mas agradeci por viver esse privilégio. Durante este período repensamos e mudamos hábitos, descobrimos o que é realmente necessário numa casa, e deixamos de consumir por impulso. Aprendemos na prática o significado de qualidade de vida, buscando sempre manter um ritmo que nos permitisse olhar ao redor com atenção. Mudamos a nossa alimentação radicalmente. Fizemos tantos planos…

Aveia "dorminhoca" com cacau

No entanto, nem sempre nossas escolhas podem estar alinhadas unicamente com a nossa vontade. E lá estava eu, partindo e deixando muitos sonhos para trás. Sabendo que seria necessária muita atenção e cuidado no processo de readaptação à cidade de onde havia vindo. Eu não quero voltar e ter a mesma vida que tinha antes destes anos no Maranhão. 

Embarquei no avião sem folego e com minha máscara molhada de lágrimas…

Aveia "dorminhoca" com cacau

O tratamento segue, agora com a cirurgia como próxima etapa, e novos desafios a serem vencidos. A alimentação tem sido um dos maiores trunfos que tenho a meu favor, deixando muitos médicos bem surpresos com a resposta do meu organismo à medicação. E uma das receitas que tem feito parte das minhas manhãs é a aveia “dorminhoca”, que preparo na véspera e pode até ser levada na bolsa quando tenho algum compromisso logo cedo.

Aveia “dorminhoca” com cacau

Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de aveia em flocos
  • 1 colher (chá) de cacau em pó
  • 1/3 xícara de leite vegetal
  • 2 colheres (sopa) de amêndoas picadas
  • 2 colheres (sopa) de cranberries desidratadas (ou passas, tâmaras)
  • 1 colher (sopa) de coco ralado
  • 1 colher (chá) de manteiga de amêndoa ou amendoim
  • Melado

Modo de fazer

  • Coloque a aveia, o cacau e o leite em um vidro com tampa. Misture, tampe e guarde na geladeira de um dia para outro. Se ficar muito seco, junte um pouco mais de leite.
  • Na hora de servir misture bem e acrescente  a amêndoa picada, o cranberry e polvilhe o coco ralado. Cubra com a colher de manteiga de amêndoa (ou amendoim) e finalize com um fio de melado.

Notas

Quando tenho pronto em casa, junto algumas colheres de iogurte de coco. Se preferir, adoce a gosto.
Aveia "dorminhoca" com cacau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Mariangela Portela da Silva says:

    Receitas sempre maravilhosas, muito apuro em tudo, nas fotos, na organização da página, e até na dignidade de chamar a aveia de adormecida e não adotar o desnecessário “overnight” que grassa nas redes. M`^onica, vc é exemplar mesmo

    1. Eu procuro evitar o uso de certos termos… Nem sempre consigo, mas não desisto de buscar alternativas!

  2. Carla Regina says:

    Eu não sei o que eu acho mais lindo, seus textos, as fotos ou as receitas!
    obrigada por tudo isso

  3. Olá Mônica.
    Já faz alguns meses que mudei a minha alimentação, e uma amiga indicou o seu site, já fiz umas 3 receitas e estou amando, gostei muito como você aborda o assunto e põe as receitas no site, virei um frequentador. Deus te abençoe.

  4. Deus te abençoe Mônica te concedendo muita graça sabedoria e renovando sua fé a cada amanhecer ! Fique firme pois a vontade de DEUS e sempre boa perfeita e agradável. Parabéns pelas suas receitas são ótimas e fáceis de fazer o que acho totalmente excelente na minha aveia dorminhoca com exceção da amêndoa eu coloco os outros ingredientes todos juntos pra dormirem pois gosto das frutas secas hidratadas. Ficam macias e muito saborosas.
    Bjs no seu coração

  5. Adriana Da Via says:

    Minha amiga querida , tenho muito orgulho de vc . Cozinha como ninguém e enfrenta com bravura sua vida. Que venha a recuperação com muita saúde e grandes recitas pra compartilhar. Um beijo enorme.

    1. Que delicia receber essa mensagem tão carinhosa! Obrigada amiga querida!

  6. Cintia Takeda says:

    Monica, encontrei seu site por acaso e adorei a forma com que você descreve sobre seus desafios e suas maravilhosas receitas!

    Parabéns! ❤️

    1. Fico tão feliz quando me falam que gostam das receitas postadas… Obrigada!!!

  7. Maria da Penha says:

    Mónica, meu nome é Penha, descobri seu blog procurando receitas de alimentação saudável, estou amando, ainda não fiz nenhuma receita mais farei em breve, minha boca está cheia d’água e não vejo a hora de provar essas delícias, muita gratidão no seu compatilhar seus conhecimentos e receitas ???

    1. Olá! Não deixe de contar que receitas testou, e se gostou!

  8. maria helena cheirubim dos santos santos says:

    Olá a paz de Jesus, estou amando a primeira visita, gostei do nome, como está sua saúde. Moro no interior Paraná se sentir falta venha passear em casa, abraços.

  9. Waléria Barbosa says:

    Boa sorte Mônica! Tudo de melhor e parabéns pela iniciativa do blog; as receitas parecem ótimas, ainda não testamos, mas testaremos! Um abraço!

  10. Acompanho seu blog há pouco tempo. Amo as receitas, o visual das fotos e a leveza com a qual você escreve. Estarei rezando pela sua plena melhora!

  11. Juliana Xavier says:

    Bom dia com Jesus Monica.
    Já sou sua fã faz algum tempo e suas receitas aqui em casa já são bem conhecidas por família e amigos. Já tinha visto várias receitas desse tipo com aveia,mas nenhuma com cacau, amei.
    Não tinha visto sobre sua mudança e o cÂncer, mas não pude deixar de parar pra lhe dizer que estou orando por você, um grande beijo. Juliana Xavier

  12. Obrigada por compartilhar. Amo seu blog, muito boas vibrações para este momento.

  13. Olá Mónica
    Desejo que esteja bem. Sou a Ana, vivo em Portugal e “descobri” as suas receitas faz algum tempo. Tenho feito algumas das suas receitas, que são sempre muito saborosas e agradáveis de cozinhar. Confesso que tenho alguma, para não dizer muita 🙂 resistência em interagir com os bloguer,s, mas hoje senti vontade de lhe dar um olá e lhe dizer que sinto um grande carinho, admiração e respeito por si e pela forma como nos oferece toda esta sua experiência de vida. Bem Haja e tudo de bom. Um abraço

    1. Obrigada pelo carinho Ana!

Close
© 2022 - Santo Legume
Close