Cebola roxa caramelizada com vinagre balsâmico

Aproveitamos alguns dias de férias para conhecer outro lugar incrível dentro do parque dos Lençóis Maranhenses: Santo Amaro. Pegamos a BR que sai de São Luís e num daqueles dias lindos de sol escaldante, aproveitamos para curtir toda a paisagem que há pelo caminho…

Santo Amaro do Maranhão - julho de 2016

O que dizer daqueles caldeirões de alumínio ou baldes de plástico na beira da estrada, cheios de manga, jaca ou milho? Sem falar que quando as janelas do carro estão abertas podemos muitas vezes sentir aquele cheiro de coco de algum doce cozido…

Santo Amaro do Maranhão - julho de 2016

Mas a surpresa boa foi chegar na pequena vila de Santo Amaro. Tivemos que pegar a jardineira, porque com as chuvas os carros não estão chegando na vila. Uma viagem cheia de sacolejos, e muita travessia de rio na base do 4×4. Estão construindo uma estrada de asfalto que vai ligar a BR ao rio Alegre, quase na vila. Mas por hora, a ida ainda é uma pequena aventura…

Santo Amaro do Maranhão - julho de 2016

Ficamos em uma pousada na beira do rio, e nos finais de tarde sentávamos dentro da água na beiradinha, para refrescar e observar o pôr do sol. Os passeios para as lagoas foram os mais lindos que já fizemos até hoje aqui no parque dos lençóis. São muitas lagoas, uma atrás da outra! E como sempre, aquele colorido lindíssimo de areia clara (que quase cega a gente!) e o azul da água das lagoas…

Santo Amaro do Maranhão - julho de 2016

Foram dias tranquilos, sem internet, só descansando, meditando e aproveitando esses momentos únicos de profunda ligação com a natureza, que só um lugar como esses proporciona. Voltei para casa inspiradíssima! E já testei uma receita nova com cebola roxa que ficou uma delícia.

Cebola roxa caramelizada com vinagre balsâmico

Quando encontro cebolas roxas bonitas (e com preço decente!) não deixo de aproveitar. Receitas como essa compota de cebola são uma boa razão! Ela pode ser guardada na geladeira por alguns dias e virar a atração principal em pratos bem interessantes. Aqui nos arquivos do blog você vai encontrar a focaccia com cebola roxa e azeitona, onde a receita abaixo fica ótima. No entanto, até mesmo um pão italiano ou de grão, coberto com a cebola caramelizada e vinagre balsâmico e acompanhado de uma taça de vinho, se transformam em um banquete!


Cebola roxa caramelizada com vinagre balsâmico

Porções 1 vidro médio

Ingredientes

  • 500 g de cebola roxa cortada em tirinhas finas
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
  • 1/2 colher (chá) de folhas de tomilho seco ou fresco
  • Sal a gosto

Modo de fazer

  • Refogue a cebola no azeite, caramelizando lentamente, por uns 10 minutos em fogo médio. Acrescente o açúcar e o vinagre balsâmico e misture.
  • Cozinhe em fogo baixo por 25 a 30 minutos, mexendo de vez em quando. Junte as folhas de tomilho e tempere com sal.
  • Retire do fogo e transfira para um vidro esterilizado, caso não for usar em seguida.
Cebola roxa caramelizada com vinagre balsâmico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Participe dos comentários

  1. Fiz hoje essa receita e ficou perfeita! Muito obrigada por compartilhar. 🙂

  2. Você é incrível! adoro suas receitas.

    1. E eu adoro seus elogios!!! Beijo

    2. Por acaso achei seu blog e me apaixonei.. . Tudo q precisava nessa quarentena de horror… obrigada e sucesso pra vc

Close
© 2022 - Santo Legume
Close