Temos o hábito de caminhar na praia nos finais de semana. Quando a maré está baixa passamos para a praia seguinte e depois voltamos tudinho… No final da caminhada, antes de voltar para casa, paramos na barraca de coco. Além de tomar a água de um coco, compramos mais alguns para trazer para casa. O rapaz da barraquinha já nos conhece há alguns anos, e nos faz a gentileza de abrir todos os cocos. Separa a água em garrafinhas e corta os cocos ao meio. E assim, voltamos para casa com bastante água de coco e matéria prima para o pote de iogurte de polpa de coco verde da semana seguinte.
Outro dia folhando o livro “Diário de uma vegana” da Alana Rox, vi a receita de um ceviche de coco verde. Lembrei na hora do sabor do ceviche de peixe, que até um tempo atrás fez parte do meu cardápio… Não pensei duas vezes em testar! Trouxe alguns cocos a mais para casa e um macinho de folhas de coentro fresquinhas (ingrediente essencial do meu ceviche).
Confesso que antes do ceviche ter marinado a gente já estava provando… E já estava muito bom! No entanto, depois de marinar o tempo recomendado, ele ficou simplesmente incrível. O sabor é idêntico ao ceviche de peixe. O que me faz acreditar que o ceviche depende do tempero da marinada, e não do ingrediente que será marinado. Notícia boa para quem abandonou a proteína animal, como eu!
Recomendo passar as tiras de pimentão e cebola roxa em água corrente, dentro de uma peneira. Isso faz com que eles fiquem menos ardidos. Cubra o ceviche com suco de limão a gosto. Usei uma tigela pequena e dois limões foram suficientes. Bom apetite!
Ceviche de coco verde
Ingredientes
- Polpa fresca de 2 ou 3 cocos verdes
- ½ pimentão vermelho (ou amarelo)
- ½ cebola roxa
- Suco de 2 limões (ou mais a gosto)
- Sal e pimenta do reino
- Folhas de coentro picadas
- Azeite de oliva
Modo de fazer
- Retire a polpa do coco com uma colher de sopa e pique em pedaços grandes.
- Corte o pimentão e a cebola roxa em tiras, coloque em uma peneira e passe por água corrente.
- Misture em uma tigela os pedaços de polpa de coco, o pimentão, a cebola e as folhas de coentro.
- Tempere com sal, pimenta e azeite de oliva. Regue com suco de limão e misture bem.
- Espere marinar por 30 minutos antes de servir.
Vou fazer, amo a polpa do coco verde, costumo bater no liquidificador com a água do coco e coloco castanhas, amêndoa e noz de macadâmia. Fica um leite saboroso e 100 por cento nutritivo
Deve ficar uma delícia! Fiquei com vontade de testar…
Monica, estou aqui conhecendo seu blog e sinceramente, apaixonado pelas suas receitas e encantado pelo seu estilo de vida. Irei reproduzi-las e darei um retorno. Obrigado de coração por compartilhar suas experiências e a boa energia que transmite só de olhar as fotos.
Você tem razão, esse é só um dos alimentos que poderia tirar a fome do mundo
Muito prático e muito gostoso Tudo de bom!
Fico triste quando penso na quantidade de polpa que vai para o lixo nos locais onde vendem a água de coco… Aqui em São Luís muitas pessoas pedem para abrir e comem a polpa. Mas no geral, vejo tanto coco ir para o lixo ainda inteiro! Imagina quanto ceviche???
Maravilhoso e deliciosa as receitas.