Ervas frescas – Dicas para usar

Sempre adorei ter uma horta de temperos em casa, mesmo que a casa fosse um apartamento pequeno com uma varanda de frente para uma avenida… É certo que muitas vezes as folhas de algumas ervas ficavam escuras com a poluição… Durante o inverno o frio queimava o que ainda resistia… Ou o nosso cachorro resolvia procurar algo dentro dos vasos!

Mas se tornou um hábito. Troquei floreiras por vasos, e vice-versa. Mudei de casa algumas vezes e uma das primeiras providências era descobrir onde colocar alguns vasos com mudas de tempero!

Atualmente tenho uma floreira no décimo andar, que é de uso comum. Mas ninguém reclamou sua parte… Então fui ocupando pouco a pouco os 2,5m expostos ao sol e aos ventos do Maranhão, e também ao monte de areia que não sei como chega tão alto! Consegui a façanha de encontrar lindas mudas, inclusive de tomilho e sálvia, sendo que o vendedor nem sabia direito o que era e para que serve! Por incrível que pareça, acho que nunca tive uma horta de temperos tão completa e tão bonita!

Ter ervas frescas para temperar sua comida pode fazer toda diferença no resultado final… O sabor e o aroma são outros! Por gostar tanto do assunto, resolvi fazer um pequeno guia para auxiliar na escolha e no uso das ervas como tempero. Abaixo vocês conferem algumas informações sobre as ervas que mais uso para cozinhar.

Ervas frescas - Dicas para usar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe dos comentários

  1. Mônica posta uma foto de sua jardineira…fiquei imaginando…deve ser maravilhosa!!amei as dicas!!

    1. Olá Maria! Nos últimos meses, ou melhor, desde que comecei a quimioterapia, minha hortinha em casa ficou um pouco descuidada… Mas vou procurar algumas fotos mais antigas e posto assim que possível!

  2. YVONETE LOPES DE OLIVEIRA says:

    Guia lindo. Maravilhosas informações. Obrigada

  3. Olá Mónica,
    Estas ervinhas… quando bem utilizadas, fazem toda a diferença!!
    Seu guia é de muita utilidade. Apesar de muitas destas ervas aromáticas, serem básicas. Há ainda dificuldade em saberem aplica-las.
    Beijinho

    1. Adoro usar ervas frescas! Não abro mão dos meus vasinhos na varanda… Beijo

  4. Monielle Alves says:

    ficou muito bom o seu guia.
    queria muito ter ervas fresquinhas pra usar nas comidas da minha filha.mas aqui em São Luís não sei onde encontrar. Onde você conseguiu?

    1. Compro as mudas de temperos na loja Florestinha, dentro do Ceasa na Cohama. Algumas como sálvia e orégano, tive que encomendar e esperar algum tempo. Eles montam os vasos, se você quiser!

    2. Adorei. Vou encomendar as minhas.. Obrigada Mônica .

  5. Cristina Sototuka says:

    O seu guia ficou belíssimo!!😻

    1. Monica Hering says:

      Obrigada Cris! Um elogio vindo de uma profissional da área me deixa muito feliz! Bjs

Close
© 2021 - Santo Legume
Close