Geleia de casca de jabuticaba

Sinto muita saudade daquelas sacolas com jabuticaba que costumava comprar ou ganhar quando morava em São Paulo. Em alguns anos eram tantas, que eu não sabia nem mais que receitas fazer. Isso, é claro, além da quantidade de jabuticabas que eram comidas logo depois de chegar em casa.

Geleia de casca de jabuticaba

Aqui em São Luís descobri que um dos nossos fornecedores de verdura orgânica tem um pé de jabuticaba no seu sítio. E todo ano (já são quatro que moro aqui…) espero ele me avisar que a jabuticabeira está produzindo. Não são muitas e nem são frutas muito baratas, mas para matar as saudades, vale a pena me candidatar a comprar um pouquinho.

Como a quantidade que vem na sacolinha é pequena e a vontade é enorme, acabamos comendo boa parte delas logo que são entregues… Já no ano passado lembrei de uma receita que eu adorava de geleia feita com as cascas da jabuticaba. Ganhei alguns potes vindos de Minas Gerais e nunca me esqueci do sabor. Bastou um pouco de pesquisa na internet para encontrar algumas dicas de como preparar essa maravilha. Afinal, não dá para desperdiçar nadinha de uma fruta tão deliciosa.

Geleia de casca de jabuticaba

Juntei algumas dicas aqui e ali e transformei nesta receita que já foi feita por dois anos. E assim acabamos criando uma tradição dentro do nosso calendário culinário, que é a de esperar a “mini” produção de jabuticabas locais para devorar as frutas frescas e depois fazer um vidrinho de geleia com as cascas. Além de tudo, é uma tradição com 100% de aproveitamento do alimento, já que muita gente não reaproveita as cascas da fruta. Fica a dica!

Jabuticabeira

Geleia de casca de jabuticaba

Antes de fazer esta geleia é preciso lavar, cortar e comer todos os miolos das jabuticabas!

Ingredientes

  • Jabuticabas
  • Açúcar
  • Suco de limão

Modo de fazer

  • Lave bem as jabuticabas. Corte e separe as cascas do miolo. Coloque as cascas em uma panela, cubra com água e leve ao fogo, até levantar fervura.
  • Abaixe o fogo e cozinhe por uns 10 minutos. Escorra e despreze a água. Isso diminui o gosto amargo.
  • Transfira as cascas para o liquidificador com um pouco de água e pulse algumas vezes. Cuidado para não triturar demais.
  • Meça a quantidade de cascas batidas em uma jarra medidora. Junte metade dessa medida em açúcar.
  • Volte tudo para a panela e acrescente um pouco de suco de limão (dependendo da quantidade de jabuticaba use o suco de 1/2 a 1 limão). Misture bem e leve ao fogo. Cozinhe até começar a engrossar, mexendo ocasionalmente.
  • Transfira para vidros esterilizados e guarde na geladeira.
Geleia de casca de jabuticaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Lucimar Antero Egeia dos Santos says:

    Quero saber mais deste prato que mostrou.

  2. Eu faço muito licor de jabuticaba.sempre aproveitei a casca. Gostei de suas dicas. A minha já está quase pronta. Obrigada

  3. Maria Virginia says:

    Fiz com a jabuticaba inteira, bati tudo primeiro no liquidificador!
    Ficou uma delícia!

    1. A geleia de jabuticaba é boa de toda forma não é mesmo? Sou suspeita para falar porque adoro jabuticaba…

  4. Amo jabuticaba e agora aproveitar até a casca!!! É bom demais!!! Gratidão!!!

  5. Olá,acabei de fazer a geléia,muito fácil e rápido,pena que tinha poucas cascas de Jaboticaba; e ficou uma delícia!Ótima receita!

    1. Essa receita é mesmo uma delicia! Sinto falta de encontrar jabuticaba em grandes quantidades para fazer bastante dessa geleia… É difícil conhecer quem tenha um pé da fruta em casa e não dá conta de consumir tudo… Ou encontrar na feira por um precinho amigo!

  6. Elba Maria dorea says:

    Adoro jabuticaba , na fazenda temos vários pés, vou fazer a geleia com a casca , pois tenho uma Creche vou servir com torradinhas ou biscoito para as crianças , Obrigada.

  7. Vou fazer pela 1a. vez minha jaboticabeira depois de muitos anos , neste resolveu alegrar a casa. Vou fazer como faço a de uva (santa isabel) que este ano não apareceu por aqui. Abro uma a uma, dou uma cozinhada na polpa e passo pela peneira juntando com a casca e o açucar. Todo ano faço um licorzinho com o pouco que compro, este ano será com as minhas crias. Depois eu conto….

  8. MONICA AUGUSTO says:

    Sonhos de Monicas !rsrsrs !!! tenho uma jabuticabeira valente com 3m em meu jardim produz de 4 em 4 meses, ainda que coma muitas, presenteio parentes, todas as geleias que fiz ficaram medonhas kkkkkk, vou arriscar nessa receita.

  9. @danielfotografo says:

    Acabei de fazer e levar para geladeira!
    Amanhã compro um sorvete pra jogar ela!

    1. Angelo Batista says:

      Fiz a geleia com a casca! Ficou muito boa! Obrigado!

  10. fiz a geleia com as cascas , mas primeiro fiz licor deu certo obrigada!

    1. Licor de jabuticaba é muito bom… Fiquei com água na boca por aqui!

    2. Paola Alfarano says:

      Para diminuir o amargor, eu deixo pernoitar de molho em água filtrada (2 litros) com 1 colher de bicarbonato de sódio, no dia seguinte troco essa água e procedo a fervura.
      Da geléia faço sorvete acrescentando iogurte,
      e leite condensado, fazendo os procedimentos de congelar e bater o sorvete várias vezes.

  11. Eu fiz usando toda fruta.

    1. Eu adoro comer a fruta! Por isso acaba sobrando muita casca em casa… E como fervo as cascas para tirar o gosto amargo, não dá prá ter a fruta junto!

  12. Olá, tudo bem? Gostei muito da receita “Geleia de casca de jabuticaba”. E queria tirar uma dúvida com você. Quando retira o caroço da jabuticaba você guarda o caldinho que fica da polpa? Porque fico pensando, se retirar só o caroço sem espremer vai ficar muita polpa dentro da casca e quando levar essa casca pra ferver a polpa vai toda embora uma vez que a primeira água da fervura é descartada, entendeu meu raciocínio? Então, pensei quando retirar o caroço, espremer bem e depois usar a casca e claro aproveitar esse sumo da jabuticaba. Qual sua opinião? Dica: quando retirar os caroços da jabuticaba, guarde eles e seque ao sol e depois germine, vai crescer uma jabuticaba linda. Coleto algumas sementes e quando chega a estação de chuvas jogo as sementes de várias frutíferas pelas praças da cidade… Beijos de luz! Michelle.

    1. Olá Michele!Eu tiro tudo, só deixo a casca mesmo. O resto a gente come enquanto faz a geleia! Adorei a ideia de espalhar as sementes por aí! Beijos

    2. Boa tarde Mônica.
      Li sua receita da geléia da casca de jabuticaba,fiz hoje ,só não coloyo limão mas ficou ótima e brilhosa. Obrigada

  13. Minha mãe fazia essa geleia, este ano vou fazer. Pois ganhei de presente dois pes de jabuticaba carregadinhos. Estou aguardando amadurarem bem.

    1. Tenho certeza de que vai adorar! É tão bom resgatar essas lembranças, não é mesmo?

  14. Mancini bersaneti says:

    Fiz e ficou ótima…facil e saborosa.

    1. Ainda vou ter um pé de jabuticada para chamar de meu!!!

    1. Amo essa geleia!!!

    2. Marisol Cristina Mezzomo says:

      Eu fiz a geleia com as cascas, mas não deu pra comer de tão amarga que ficou. Como a de vocês não ficou amarga?

    3. Olá Marisol!
      Você ferveu as cascas antes de fazer a geleia? É preciso ferver e desprezar essa água. Assim não fica amargo!

Close
© 2022 - Santo Legume
Close