Há poucas semanas estivemos em Barreirinhas, o destino mais conhecido de quem vai visitar os Lençóis Maranhenses. Esta é a nossa terceira visita a essa parte do parque. Mas foi a primeira de um querido casal de amigos que veio nos visitar em São Luís. Não podíamos deixar que fossem embora sem conhecer um pouquinho dessa maravilha da natureza!



Um passeio para as lagoas dentro do parque dos Lençóis requer um tanto de preparo físico, já que para conhecê-las com menos turistas, é preciso andar bastante! Por outro lado, é preciso gostar de calor e estar preparado para enfrentar o sol do Nordeste… Mas garanto que vale a pena!



Voltando para São Luís comecei a pensar em algumas receitas para caprichar no cardápio de final de ano. A sobremesa já está escolhida e muito bem representada por este sagu de coco com manga caramelada.
O sagu brasileiro é considerado por muitos um alimento “imitação”. Ele é feito de fécula de mandioca, que por sua vez, é um sub produto da moagem do tubérculo, no processo de confecção da farinha de mandioca. O sagu foi criado por imigrantes europeus que vieram morar no Brasil, para substituir o original, feito da seiva de uma palmeira nativa do extremo Oriente.

Na receita abaixo, a dica para que o sagu fique bem macio é deixá-lo de molho no leite de coco por 2 a 3 horas. E garanto que vai ficar muito mais gostoso se você fizer com o leite de coco caseiro! Para uma versão vegana, use leite vegetal na hora de aquecer com as especiarias. Aqui no blog você encontra as dicas para fazer o leite de castanha do Pará e do leite de amêndoas.
Receita ligeiramente modificada do livro “Celeiro – Culinária”.
Sagu de coco com manga caramelada
Ingredientes
- ⅓ xícara de sagu
- 200 ml de leite de coco
- 1½ xícara de leite vegetal
- ¼ xícara de açúcar demerara
- 4 cravos da Índia
- 3 colheres (sopa) de coco ralado
Para a manga caramelada
- 1 colher (sopa) de óleo de coco
- ¼ xícara de açúcar demerara
- 1 manga inteira madura cortada em cubos
- ¼ colher (chá) de cravo em pó
Modo de fazer
- Deixe o sagu de molho no leite de coco por 2 ou 3 horas.
- Aqueça o leite com o açúcar e os cravos da Índia. Junte o sagu com o leite de coco e cozinhe, mexendo em fogo baixo, até engrossar.
- Retire do fogo, junte o coco ralado e deixe esfriar. Depois de frio retire os cravos.
- Para a cobertura de manga, aqueça o óleo de coco com o açúcar em uma frigideira. Quando começar a dourar, coloque as mangas e misture bem. Retire do fogo e deixe esfriar.
- Na hora de servir coloque o sagu em tigelas individuais, polvilhe o cravo em pó e decore com as mangas carameladas.