Creme de tapioca com calda de goiabada

Tivemos aniversário aqui em casa e para comemorar em grande estilo fomos até Jeri, no Ceará… Com essa emenda de feriados foi perfeito para dar uma descansada! Como a gente já esteve por lá e já andamos bastante pelos arredores, combinamos que seria uma viagem para descansar, ler, caminhar bastante e comer bem! Carreguei um peso extra na minha malinha com livros e não me arrependi. Nada como alguns dias de ócio para dar uma desconectada!

Quando a gente sai um pouco da sua rotina é tão bom aproveitar para meditar em outros cenários, olhar com atenção para um pôr do sol, conversar enquanto espera sua comida no restaurante, descobre pratos novos no mesmo restaurante (e já fica com vontade de testar alguma variação quando voltar pra casa!), dorme até um pouco mais tarde porque não tem treino… Lembrando que Jericoacoara é um daqueles lugares que te dá a sensação de ao atravessar as dunas você atravessou um portal, aproveita e desliga o celular e esquece o resto do mundo…

É claro que voltei inspirada para cozinhar e com algumas ideias na cabeça. Uma das sobremesas que provamos durante a viagem era um creme de tapioca com um pouco de queijo e goiabada, algo como um Romeu e Julieta. Como eu não tinha nenhum queijo (vegetal) em casa, mudei um pouco e fiz só com a goiabada. Ficou tão bom que acho que até vou dispensar a busca pelo queijo! 

Mas preste atenção ao tipo de tapioca utilizada… Muita gente conhece tapioca somente pela goma, para fazer os famosos “beijus”, ou panquecas branquíssimas de frigideira com coberturas doces e salgadas. A farinha de tapioca que usei para fazer esse creme é granulada e lembra bastante o sagu. Mas seus grânulos são menores e irregulares.

Para acompanhar esse creme de tapioca, também dá para usar geleia ou compota de fruta, doce de leite caseiro ou até calda de caramelo! Que tal Inventar a sua versão?

Creme de tapioca com calda de goiabada

Creme de tapioca com calda de goiabada

Porções 4 porções

Ingredientes

  • ¼ xícara de de farinha de tapioca (ou tapioca granulada)
  • 350 ml de leite vegetal (amêndoa, aveia, castanha ou outro)
  • 200 ml de leite de coco
  • ¼ xícara de açúcar
  • Goiabada cortada em cubinhos

Modo de fazer

  • Deixe a tapioca de molho no leite por 1 hora para hidratar e amolecer.
  • Leve a tapioca e o leite ao fogo baixo, junto com o leite de coco e o açúcar. Cozinhe, mexendo com uma colher de pau, até que a tapioca fique transparente e macia.
  • Retire do fogo e divida em tigelinhas ou copos pequenos. Leve ao refrigerador até o momento de servir.
  • Para fazer a calda de goiabada, coloque em uma panela pequena os cubinhos de goiabada junto com um pouco de água.
  • Cozinhe em fogo baixo, mexendo com uma colher de pau, até que a goiabada comece a amolecer. Se for necessário, junte mais água, sempre aos poucos.
  • Espere a calda esfriar por alguns minutos antes de usar para enfeitar as tigelinhas com o creme de tapioca.
Creme de tapioca com calda de goiabada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários

  1. Maria Antonia says:

    Creme de tapioca…
    Maravilhoso!!

    1. Ficou maravilhoso mesmo! Já fiz acompanhado da calda de goiabada cascão derretida (a da foto) e com outras compotas de fruta. Todas ficaram incríveis!

Close
© 2022 - Santo Legume
Close