Um pequeno manifesto por mais refeições compartilhadas…
Enquanto conversava com alguns amigos, ouvi que arrumar a mesa e reunir a família para comer, está caindo em desuso… Fiquei muito assustada com isso. Principalmente pensando em pessoas que moram na mesma casa, fazem parte da mesma família!
Disseram que se ainda tenho esse hábito, é porque estou morando em uma cidade tranquila, não estou trabalhando, minha filha não mora mais conosco, etc. E ainda: se morasse em SP já teria deixado de colocar toalha na mesa ou arrumar pratinhos e guardanapos. Quanto mais preparar refeições completas feitas com entrada (minhas inseparáveis saladas), pratos minimamente balanceados, frutas para a sobremesa… Será?
Acredito que sentar juntos ao redor da mesa, pelo menos em algumas refeições, é essencial para qualquer família! É um momento de pausa em meio a essa vida corrida e louca que nós todos temos. Um momento para conversar e colocar as novidades em dia ou dividir alegrias e incertezas.
Uma comida feita em casa já é por si só uma forma de carinho, ou de conforto (por mais simples que seja qualquer refeição). Como podemos deixar de lado um gesto e um momento tão importante na vida familiar? Talvez seja mais importante fazer pequenos (ou grandes!) gestos para mudar essa situação, e não simplesmente constatar que tem sido difícil fazer refeições em família!
A refeição compartilhada não é algo insignificante. Trata-se de um dos fundamentos da vida em família, o lugar onde as crianças aprendem a arte da conversação, e adquirem os hábitos que caracterizam a civilização: repartir, ouvir, ceder a vez, administrar diferenças, discutir sem ofender.
– Michael Pollan
O curry de lentilhas foi degustado com amigos, em uma refeição tranquila e muito divertida! Encontrei a receita no blog “Pinch of Yum” e originalmente ela foi servida acompanhada de arroz branco (eu preferi o arroz integral). Use um bom curry em pó; existem várias combinações de temperos. Cada curry dá um gosto diferente ao prato!
Curry de lentilha com abóbora
Ingredientes
- 1 xícara de lentilhas
- 2 a 3 xícaras de abóbora sem casca e picada em cubos
- 1 cebola pequena picada
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 1 xícara de caldo de legumes
- 1 colher (chá) de curry em pó
- ½ colher (chá) de curcuma
- ½ colher (chá) de sal
- ½ colher (chá) de pimenta caiena
- 1 pitada de canela em pó opcional
- ½ xícara de leite de coco
- 1 tomate picado
Para acompanhar:
- Arroz cozido
- Iogurte vegetal
Modo de fazer
- Cozinhe as lentilhas em água fervente por aproximadamente 20 minutos. Quando a lentilha estiver macia, drene o excesso de água e reserve.
- Refogue a cebola no azeite em uma frigideira funda. Junte a abóbora e o caldo de legumes.
- Deixe cozinhar tampado por 10 a 15 minutos, ou até que a abóbora esteja macia. Retire do fogo, espere esfriar um pouco e coloque no processador. Processe até virar um purê.
- Volte o purê de abóbora para a panela e junte o curry, curcumã, sal, pimenta caiena, canela e o leite de coco.
- Misture bem todos os ingredientes e junte a lentilha cozida e o tomate picado. Cozinhe por uns 10 a 15 minutos.
- Sirva acompanhado de arroz e iogurte.
Eu fiz e amei!! Muito obrigada pela receita. É perfeita!! ❤
Ótima dica. Tentarei fazer .
Oi, Monica!! Fiz o curry e adorei o resultado. O maridão e a filhotinha de quase 3 anos também adoraram. O leite de coco dá um toque muito especial ao prato e a quantidade sugerida ficou na medida! Não roubou a cena e deu um delicioso equilíbrio aos sabores e aromas. Obrigada por compartilhar. Hoje fiz uma postagem especial em minha página, celebrando essa deliciosa descoberta do Santo Legume. Um beijo cheio de gratidão e carinho.
Que delicia receber uma mensagem como a sua! É exatamente esse retorno e carinho que motivam a compartilhar aquilo que faço em minha cozinha… Um beijo