Doce e sobremesa

Creme de chocolate com painço

Creme de chocolate com painço

Tem dias que acordo disposta a dar conta de tudo… Ir ao mercado, lavar e preparar verduras, congelar (se for o caso), e até tarefas como colocar a caixa de e-mails em dia. Zerar o cesto de roupa para passar (uma das tarefas mais ingratas na minha opinião!), e mais outras mil coisas…

Depois de começar a fazer várias coisas, me pergunto como acalmar essa ansiedade de produzir e meio que “atropelar” o que vejo pela frente! Como não me sinto disposta todos os dias por conta da quimioterapia, sinto uma necessidade enorme de ter tudo (ou quase tudo) sob controle nos dias em que me sinto melhor.

Creme de chocolate com painço

Hábitos e rotinas do dia a dia me fazem um bem enorme. Sabendo disso, me apego aos momentos produtivos e procuro manter o meu redor na maior ordem possível, eliminando pendências na medida do possível, é claro!

No final, me dou conta que uma boa dose de paciência também é necessária, afinal nem sempre depende da nossa vontade. As coisas têm seu tempo certo, e nem tudo tem resultados perfeitos.

Creme de chocolate com painço

A receita do creme de chocolate com painço foi uma dessas receitas que me mostrou como ter um pouco de paciência pode fazer toda diferença. Nas primeiras vezes que a preparei, processei por algum tempo e o creme ficou com alguns toques crocantes do painço. No dia em que me distraí e deixei o processador ligado mais tempo, o creme ficou bem lisinho! A receita é da Bela Gil e foi quase nada modificada.

Creme de chocolate com painço

Ingredientes

  • 1/2 xícara de painço
  • 1 e 1/2 xícaras de água
  • 1 e 1/2 xícaras de leite de coco
  • 120 g de chocolate com 70% de cacau
  • 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de fazer

  • Coloque o painço em uma panela junto com a água e o leite de coco. Cozinhe por 10 a 15 minutos depois que levantar fervura, ou até que o painço fique macio. Reserve.
  • Derreta o chocolate em banho maria.
  • Bata todos os ingredientes no processador até que vire um creme liso. 
  • Sirva ainda morno ou em temperatura ambiente.

Creme de chocolate com painço

2 comentários sobre “Creme de chocolate com painço”

  1. VIVIAN MERONI disse:

    Olá! O painço precisa ficar de molho antes de cozinhar? Obrigada

    1. Monica Hering disse:

      Olá Vivian! Eu não costumo deixar o painço de molho antes de preparar esta sobremesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *