Geleia de cupuaçu com pimenta rosa

by Monica Hering

Há muitos anos, quando minha filha era bem pequena, morei em Manaus. Esse sim é um lugar quente… Muito mais quente e abafado do que o Maranhão. 

Existem algumas coisas que descobri naquele período que passaram a fazer parte da minha vida. A paixão por cupuaçu é uma delas. Como uma fruta pode ter um sabor tão exótico? Acho o sabor do cupuaçu algo intrigante: tem um toque bem azedinho, quase cítrico, e por outro lado, é bem doce. 

Vale adicionar que minhas sobremesas e geleias de cupuaçu sempre foram feitas com pouco açúcar para não ficarem enjoativas. Na geleia da receita abaixo, incluí a pimenta rosa, que deu um toque picante e perfumado. Quando for procurar pela polpa de cupuaçu, não use a que já é processada, própria para sucos. Use a polpa em gomos.

Geleia de cupuaçu com pimenta rosa

Quando conheci o cupuaçu não era fácil encontrar polpas de fruta congeladas. Diga-se de passagem, foi uma das grandes invenções do mercado alimentício para algumas frutas. Se você já tentou abrir e limpar um cupuaçu sabe do que estou falando. Garanto que não é uma tarefa fácil. Lembro de sentar na varanda da casa onde eu morava com a fruta dentro de uma tigela, já sem a casca grossa e dura.

Ao invés de uma faca ou colher, o que eu usava para tirar as sementes de cada gomo do cupuaçu era uma tesoura de costura pequena. Para ser mais precisa, uma tesoura de bordado! É preciso abrir, ou cortar, cada gomo para tirar a semente… Uma a uma. E são muitas dependendo do tamanho do cupuaçu. Como eu não tinha muita prática com a tarefa, era capaz de levar horas para conseguir limpar uma fruta de tamanho médio. Mas sempre valeu a pena!

Aqui em São Luís descobri um fornecedor de cupuaçu em gomos (já limpos) no Mercado das Tulhas, ou Mercado da Praia Grande como é mais conhecido. É um prédio antigo, bem na entrada do centro histórico, que funciona como um mercado de ingredientes típicos e artesanato local. Apesar de faltar manutenção, recuperação de algumas partes da construção e limpeza em outras, com olhos cuidadosos a gente consegue perceber sinais da história contida naquelas paredes. Eu adoro o passeio e sempre que recebo visitas levo até lá e aproveito para umas comprinhas de ingredientes locais!

Geleia de cupuaçu com pimenta rosa

Geleia de cupuaçu com pimenta rosa

Porções: 2 vidros

Ingredientes

  • 500 g de cupuaçu em gomos, sem as sementes
  • 1 xícara de açúcar demerara
  • 1 colher (chá) de pimenta rosa

Modo de fazer

  • Coloque a polpa do cupuaçu em uma panela de fundo grosso junto com o açúcar.
  • Leve ao fogo médio, mexendo ocasionalmente, até engrossar e ficar com um tom ligeiramente dourado.
  • Desligue o fogo e junte a pimenta rosa. Misture e transfira para vidros esterilizados. Guarde na geladeira.
Geleia de cupuaçu com pimenta rosa

Outras sugestões:

6 comentários

Tânia Lucia 3 de setembro de 2020 - 11:16

Eu estava buscando uma geleia apimentada de cupu, eu costumo inventar minhas geleias, mas, amei a praticidade da sua. Vou fazer e depois te conto.

Responder
Moara Berenguer Fernandes 19 de julho de 2019 - 08:56

Eu e as minhas colegas na faculdade fizemos ima geleia de Cupuaçu (cupuaçu em gomos) a sobremesa demos o nome de Surpresa de Tapioca , ficou perfeita o nosso prof se emocionou. cupuaçu é um Manjar dos Deuses

Responder
ADALBERTO 10 de março de 2018 - 20:20

OLHE, MANAUS NÃO É QUENTE NÃO; É SUPER QUENTE.
MAIS EXISTEM AS COMPENSAÇÕES, POR EXEMPLO: O CUPUAÇU, A PIMENTA MURUPI E OS PEIXES, HÁ OS PEIXES, MUITOS SABOROSOS.
VOU FAZER A RECEITA DA GELEIA DE CUPUAÇU COM PIMENTA MURUPI.
UM ABRAÇO
ADALBERTO

Responder
Monica 12 de março de 2018 - 13:09

Me conte depois como ficou a geleia. Fiquei curiosa!

Responder
Carla Meneghin 7 de março de 2018 - 17:37

Olá está pimenta rosa pode ser a seca? Aquelas que compramos em casas de produtos naturais?

Responder
Monica 7 de março de 2018 - 18:27

Sim!É essa mesmo…super perfumada!

Responder

Deixe um comentário