Biscoitos de gengibre

Achei que só conseguiria voltar aqui no próximo ano. Ando um pouco longe da cozinha, me recuperando de mais uma cirurgia de reconstrução da mama (espero que seja a última!). Depois de algumas semanas com os braços totalmente em descanso, não consegui me controlar ao ver uma receita de biscoitos de gengibre, bem típicos de Natal.

Com ajuda para pegar as assadeiras e alguns vidros de farinha mais pesados, dou minha palavra que fiz o resto com muito cuidado para evitar esforço ou movimentos bruscos. Talvez nunca tenha aberto pedaços de massa tão pequenos, quanto os que abri fazendo esses biscoitos.

Mas deu certo e eles ficaram uma delícia. Só não pretendo decorá-los com glacê, que além de dar um trabalho enorme, é um tanto exagerado na dose de açúcar. Já nem tenho mais açúcar refinado ou de confeiteiro em casa faz um bom tempo. A farinha de trigo que usei para fazer os biscoitos é de um pacote de farinha orgânica que estava no armário esperando uma boa razão para ser usada. 

Biscoito de gengibre

Nos últimos meses andei pesquisando sobre bolos e pães sem farinha de trigo. Não tenho intolerância ao trigo, já falei sobre isso aqui no blog. Mas sou contra o uso de ingredientes super refinados (e processados). Não é de hoje que sabemos dos processos pelos quais um açúcar ou farinha de trigo refinados passam. No entanto, sou obrigada a reconhecer que para fazer meus pães em casa continuava a comprar farinha de trigo branquinha e fininha. 

Talvez a substituição da farinha de trigo na minha cozinha seja um bom desafio para o próximo ano. Vai dar trabalho? Com certeza! Já está trazendo muita leitura e testes de novas receitas. Entender como funcionam as farinhas sem glúten é algo um tanto complexo. Buscar bons fornecedores é outro assunto e prometo que falarei sobre isso em outro momento.

Biscoito de gengibre

Me sinto feliz por poder estar aqui novamente compartilhando algo que fiz, me recuperando de uma cirurgia que é um marco no final do tratamento (depois de 3 anos e meio!) e traçando novos planos. Espero que em pouco tempo eu esteja pronta para voltar a produzir meus fermentados e conservas, e quem sabe alguma gostosura sem glúten que fique muito boa. 

Voltar a estar mais presente aqui no blog também é um dos meus projetos para o próximo ano. A cada dia que passa me desencanto mais com redes sociais e me dou conta de que o espaço do blog é a extensão da minha casa, da minha cozinha, um espaço onde eu defino o meu ritmo e não dependo de nenhum algoritmo ou algo parecido.  Ou seja, se não houver sinal nenhum nas minhas redes sociais, venham dar uma olhadinha por aqui! 

Biscoito de gengibre

Ingredientes

  • xícara de açúcar mascavo
  • 3 colh. (sopa) de melado
  • xícara de óleo de coco
  • 2 colh. (sopa) de leite vegetal
  • xícaras de farinha de trigo (usei orgânica)
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (chá) de gengibre em pó
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • 1 pitada de noz moscada
  • 1 pitada de cravo moído

Modo de fazer

  • Pré aqueça o forno (180°C). Forre com papel manteiga (ou unte) uma assadeira grande ou duas menores.
  • Coloque o açúcar mascavo, melado e o óleo em uma panelinha e leve ao fogo. Mexa até o açúcar derreter. Retire do fogo e espere esfriar por uns 10 minutos.
  • Peneire a farinha, bicarbonato e as especiarias em uma tigela. Junte a mistura de açúcar, melado e óleo e mexa até formar uma massa. Acrescente o leite vegetal aos poucos, somente o necessário para que a massa não fique seca.
  • Trabalhe a massa com as mãos por alguns minutos. Divida em 2 ou 3 porções e abra sobre uma superfície enfarinhada, usando um rolo de massa.
  • Corte com moldes decorativos ou a boca de um copo pequeno. Transfira para a assadeira, deixando um espaço entre os biscoitos.
  • Leve ao forno por 10 a 15 minutos, dependendo do tamanho dos biscoitos. Retire do forno e espere esfriar na assadeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários

  1. Oi Monica, faz muito tempo que acompanho suas receitas e nunca escrevo. Mas queria dizer que o seu blog é o meu preferido de receitas, acho tudo o que você faz muito classudo, sempre com um toquezinho para sair do lugar comum. Obrigada por nos presentear com todas essas delícias e esses textos tão gostosos de ler. Espero que você esteja se recuperando bem, enviando muito amor daqui! Abraços!

    1. Olá Ana! Que mensagem carinhosa… Muito obrigada! Fico muito, muito feliz quando alguém me fala sobre o que compartilho por aqui. Um abraço bem apertadinho!

  2. Olá Monica,
    Fiquei muito feliz em ver postagem sua, que bom que está se recuperando.
    Acompanho o blog há algum tempo e já consulto algumas receitas. Tenho em comum com você o mesmo enfrentamento, o câncer de mama desde setembro/2018. Já passei por todo o tratamento e estou no período de controle. Mas, aqui, me vendo sempre, com os novos desafios deste corpo que fica bastante “mexido” depois disso tudo.
    Enfim, se a ideia é viver, vivamos os constantes desafios! Abraço com muito carinho pra você e obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

    1. Um abraço com muito carinho para você também Fátima!

  3. Bom saber que vc está se recuperando tão bem. E ainda com restrições médicas publicando receitas com tanto carinho. Já vou fazer meus biscoitos de Natal com sua receita.
    2022 será com certeza um ano mais gentil!

    1. Esperamos que 2022 seja um ano muito mais gentil, com certeza! Obrigada pelo carinho

Close
© 2022 - Santo Legume
Close