Uma fruta conhecida como “fruta de quintal”, a carambola tem uma árvore de porte pequeno, indicada para a arborização de quintais. Não é muito conhecida porque seu cultivo é feito em escala pequena. Tem origem na Índia, mas é bem conhecida nos países asiáticos. No Brasil é muito popular no nordeste, onde o clima quente é perfeito para essa fruta, que não se desenvolve nada bem em lugares frios.
A carambola tem um sabor agridoce e sua cor varia do verde, passando pelo amarelo e chegando ao alaranjado, dependendo do grau de maturação dos frutos. Rica em vitamina C (entre outras!), pode ser consumida ao natural, ou no preparo de sucos, geleias, caldas e conservas.
Como as receitas de chutney são agridoces por natureza, a combinação da carambola com o maracujá é perfeita. Procure usar frutas bem maduras, que vão dar uma consistência mais firme. E se preferir uma conserva menos doce, diminua um pouco a quantidade de açúcar mascavo.
Chutney de carambola e maracujá
Ingredientes
- 4 carambolas
- 1 maracujá usei ½ xícara de polpa
- ¼ xícara de uvas passas
- 1 cebola picada
- 1 xícara de açúcar mascavo ou demerara
- ½ xícara de vinagre de maçã
- 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
- 1 dente de alho picado
- 1 canela em pau
- 1 anis estrelado
- 1 colher (sopa) de cachaça (usei envelhecida)
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de fazer
- Pique bem a carambola e retire as sementes.
- Coe a polpa do maracujá em uma peneira (se necessário, junte um pouco de água).
- Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio.
- Cozinhe, mexendo com uma colher de pau de vez em quando, até que o líquido tenha quase sido absorvido completamente. Não deixe secar!
- Retire da panela e transfira para vidros esterilizados. Tampe ainda quente e guarde por alguns dias antes de consumir.
- Depois de aberto, guarde na geladeira.