Chutney de manga com especiarias

Adoro estar perto do mar, me sinto feliz! 

Com o calor acordo cedo, saio fazendo um monte de coisas e o dia se torna mais longo. Quem sabe a vida se torna mais colorida também, não é mesmo? No final da tarde, amo caminhar até a praia junto com os meus filhotes caninos, Bento e Filomena. O vento bagunçando cabelos e pêlos é um refresco para todos.

Já faz um mês que estamos morando aqui no litoral. Não foi algo planejado, aconteceu meio que sem querer quando viemos ficar junto da filhota para me recuperar da cirurgia que fiz em dezembro. Tivemos a sorte de encontrar um lugar bem gostoso para chamar de lar, e estou me instalando aos poucos.

Chutney de manga com especiarias

Depois de algumas mudanças a gente aprende a simplificar, e só trazer o que é realmente importante e significativo. Estou organizando a casa devagarinho, abrindo caixas, malas e algo importante: criando uma nova morada para minhas panelas. Trouxe minha poltroninha, aquela com os braços já bem gastos, mas onde me sinto abraçada nos momentos de leitura. Não resisti e trouxe também uma muda de ora-pro-nobis e uma de peixinho da horta em vasos para morar aqui na varanda. 

O exercício de desapego foi novamente enorme: deixei para trás meu fogão a lenha, a horta de verduras e temperos, as árvores que plantei no sítio. Isso sem falar na cozinha que estava sendo construída para o Santo Legume produzir seus vidrinhos de conserva. 

Mudanças assustam, o desconhecido também. No entanto, estou procurando mentalizar que mudar também pode significar transformação, movimento, evolução, transição. E mais: diversificar, crescer, mudar de rumo, virar uma nova página… Talvez, mais do que retomar tudo aquilo em que acredito, ando sonhando com novos caminhos e viver novas histórias. 

Chutney de manga com especiarias

Quero muito me sentir recuperada e voltar a trabalhar na minha tão sonhada produção de conservas, iniciada em 2020. Estou arrumando um cantinho só para o Santo Legume – pequeno, mas bem charmoso. Também é preciso descobrir novos fornecedores, conhecer o mercado aqui no litoral. Estou respirando fundo o ar que vem do mar para encarar todas as etapas desta nova fase, me enchendo de muita coragem, energia, junto com uma pitada de ousadia, e uma porção generosa de calma para refrear o excesso de ansiedade! 

Enquanto não volto a produzir meus lindos (e deliciosos!) vidrinhos de conserva, estou testando algumas receitas novas. Um dos testes foi do chutney de manga com especiarias que compartilho abaixo com vocês. 

Chutney é uma conserva agridoce que eu amo e é bem versátil. Fica perfeito com tudo: dentro de um sanduíche, sozinho com torradinhas, em um pão bem gostoso, acompanhando um prato indiano, ou simplesmente para melhorar um prato meio sem graça. É um molho de preparo fácil e rápido e dura algumas semanas na geladeira. Na minha tem sempre dois ou três tipos diferentes, sinal de que gosto bastante! 

Receita quase nada modificada de uma receita da Helô Bacellar.

Chutney de manga com especiarias

Chutney de manga com especiarias

Ingredientes

  • ½ colher (chá) de cominho em pó
  • ½ colher (chá) de coentro em pó
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • ½ colher (chá) de pimenta caiena (ou menos, a gosto)
  • 1 pitada de noz moscada
  • 1 pitada de cravo moído
  • 1 colher (chá) de curry (ou menos, a gosto)
  • 3 xícaras de manga madura picada
  • Suco de ½ limão
  • 1 colher (chá) de sal
  • xícara de açúcar mascavo

Modo de fazer

  • Aqueça os temperos em uma panela funda, com fundo grosso. Mexa sem parar.
  • Assim que começar a soltar o aroma das especiarias, junte a manga, o suco de limão, o sal e o açúcar mascavo. Misture bem e cozinhe, mexendo, por uns 10 minutos ou até engrossar.
  • Sirva quente ou frio.
  • Guarde tampado em potes esterilizados, na geladeira.
Chutney de manga com especiarias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe dos comentários

  1. Márvores Luz says:

    Cheguei aqui procurando bolo vegano através do Pinterest. E adorei tudo q li/vi. Muito sensível e amorosa sua expressão. Vou fazer várias receitas com certeza. E tb vou voltar aqui outras vezes, à procura dessa energia tão boa. Paz e Bem em todos os seus dias, e Gratidão pela partilha.

    1. Que delícia receber uma mensagem como a sua! O que compartilho por aqui é preparado com muito carinho. Um abraço bem carinhoso

  2. Mariana Oliveira says:

    Encontrei o site por acaso, pesquisando sobre o iogurte com polpa de coco e me senti tão bem lendo seus posts… Aquele quentinho no coração de quem se sente em lugar de paz! Parabéns por tanto talento e resiliência <3 Com certeza vou fazer o chutney!

    1. Oi Mariana! Fiquei tão feliz com sua mensagem. Me conta se fez o chutney, e o que achou da receita!

Close
© 2021 - Santo Legume
Close