Conserva de limão-siciliano

Finalmente uma receita que prometi já faz tempo (muito tempo!) e esqueci de compartilhar. Falei dela em alguma receita de tagine ou prato marroquino que postei aqui no blog. Esta conserva de limão, que também dá para chamar de limão fermentado, é muito comum em pratos do Oriente Médio e norte da África.

É preciso um pouco de paciência até que fique no ponto, e atenção para os limões estarem submersos durante o período de fermentação. Mas garanto que vale a pena!

A casca é a melhor parte desta conserva, porque concentra todo sabor e aroma. A polpa pode ser descartada no momento que for utilizar. Mas atenção, como essa conserva já contém sal, use menos em sua receita e ajuste após provar. Outra possibilidade é enxaguar a casca em água antes de utilizar.

Já preparei algumas vezes a receita com o limão-cravo. E neste caso deixei fermentando por menos tempo, pois as cascas são mais finas. Mas ainda prefiro o resultado da conserva com o limão-siciliano… Sua casca é mais carnuda e seu sabor é bem marcante!

Conserva de limão-siciliano

Conserva de limão-siciliano

Ingredientes

  • 8 limões-sicilianos
  • ½ a 1 xícara de sal marinho
  • Suco de limão

Modo de fazer

  • Lave bem os limões. Corte a tampa de cada limão. Divida em 4 partes sem levar o corte até o fim, mantendo cada limão unido pela base. Retire as sementes que se soltarem.
  • Coloque sal dentro dos limões e junte as partes cortadas. Encaixe-os em um vidro bem largo (ou fundo), apertando para sobrar pouco espaço vazio. Polvilhe sal também sobre os limões durante esse processo.
  • Conforme pressionar os limões no vidro, eles devem soltar suco. Este suco deve ser suficiente para cobri-los até a parte superior do vidro. Se for necessário acrescente mais suco.
  • Polvilhe um pouco de sal sobre os limões no vidro, cubra com um saco ziplock e encha-o com água filtrada. Isso cria uma tampa que impede a entrada de ar no vidro.
  • Deixe o vidro em lugar protegido, coberto com um pano, para fermentar por 3 a 4 semanas. Cheque diariamente para se certificar que o saco com água está cheio e que os limões estão submersos.
  • Quando o limão estiver fermentado e pronto para o consumo, retire o saco com água filtrada, tampe o vidro e guarde na geladeira (por até 12 meses).
  • Para usar corte tirinhas finas da casca e acrescente a molhos de salada, homus, sopas, tagines, kitchari ou cozidos.

Notas

Opcional – junte ao vidro antes da fermentação algum dos ingredientes a seguir: pau de canela, pimenta, folha de louro, grãos de pimenta-do-reino, cravo da Índia, grãos de coentro, galhos de alecrim, flores de lavanda culinária, raiz de cúrcuma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
© 2024 - Santo Legume
Close