Granola com frutas secas

Acho tão gostoso fazer os presentes que vou dar. Pensar em algo que você faz e que pode agradar alguém querido não tem preço! Na minha opinião não se compara a quase nada que a gente pode comprar. E quem recebe vai se sentir muito especial por ganhar algo que foi feito por suas mãos. 

Quando preparo algumas receitas, dobro as quantidades se lembro de alguém que quero presentear. Não é preciso mais tempo do que a receita pede! Tá certo que não abro mão de fazer uma etiqueta personalizada, cortar um tecido para colocar sobre a tampa e amarro tudo com um lindo laço.

Granola com frutas secas

Fazer granola é bem simples. Nesta receita de granola com frutas secas você pode fazer algumas variações. Ao escolher os ingredientes que for usar, escolha um só tipo de cada produto (como por exemplo as sementes ou as nozes) ou um mix de diversos tipos. A ideia é criar granolas personalizadas que tenham aquilo que a gente mais gosta (ou o que tem na geladeira!).

Para quem gosta de uma granola um pouco mais marcante, a dica é usar uma pitada de especiarias como canela, noz moscada moída, gengibre em pó ou uma colherzinha pequena de extrato de baunilha ou amêndoa. Raspas finíssimas de casca de limão ou de laranja também acrescentam um sabor a mais!

Granola com frutas secas

A receita é do livro “The No Time to Cook Book“, com dicas e receitas bem criativas para quem não tem muito tempo para cozinhar!

Granola com frutas secas

Granola com frutas secas

Porções 1 vidro grande

Ingredientes

  • 1 ¼ xícaras de aveia em flocos
  • xícara de sementes (girassol, gergelim, abóbora, linhaça dourada, chia)
  • 50 g de nozes ou castanha de cajú, amêndoa, castanha do Pará, avelã, pecans, amendoim sem sal (picados grosseiramente)
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva + para untar a assadeira (ou óleo de coco)
  • 5 colheres (sopa) de melado, xarope de agave, xarope de maple
  • ¼ xícara de passas claras ou escuras
  • 2 colheres (sopa) de cranberry desidratada, ou mirtilo desidratado
  • 3 a 5 unidades de damasco seco picado, ou figo seco, tâmaras
  • 2 colheres (sopa) de coco ralado grosso (sem açúcar)

Para servir

  • Iogurte (uso o de polpa de coco verde)
  • Frutas frescas a gosto
  • Melado ou xarope de agave

Modo de fazer

  • Coloque a aveia, as sementes e as nozes que for utilizar em uma frigideira ou panela funda. Aqueça em fogo médio, mexendo com uma colher de pau, por 3 a 5 minutos ou até que fiquem ligeiramente douradas.
  • Transfira para uma assadeira e reserve enquanto esfria.
  • Aqueça o azeite e o melado na frigideira e mexa até que fique bem homogêneo. Retorne o mix de aveia, sementes e nozes para a frigideira e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos, mexendo bem.
  • Misture as frutas secas (passas, damasco, cranberry) e o coco ralado. Junte à mistura na frigideira.
  • Transfira tudo para a assadeira untada com um pouco de azeite, espalhando bem. Espere esfriar completamente.
  • Quebre em pedaços pequenos e guarde em um pote hermético.
  • Para servir coloque iogurte em uma tigela, cubra com colheradas de granola e frutas frescas picadas. Se quiser, regue com um fio de melado ou agave.

Notas

Pode ser guardado por até um mês em um pote hermético em temperatura ambiente. Se ficar mole, coloque em uma assadeira e leve ao forno aquecido por alguns minutos.

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