Doce de abóbora e coco

O doce de abóbora da receita abaixo foi feito incansavelmente por minha mãe ao longo de sua vida. Eram panelas grandes e colheres compridas, muitas queimaduras (o doce espirra bastante!), um aroma de doce pela casa e no final da tarde, muitos vidros de geleia cheios esfriando na pia da cozinha. Junto com o pão caseiro integral que também era feito em casa, o doce formava uma das duplas perfeitas para o lanche no final da tarde. Lembro de muitas amigas que ao marcarem de vir em casa, perguntavam se ia ter o doce com pão caseiro.

Doce de abóbora e coco

Não faço o doce de abóbora com a frequência que minha mãe fazia, e muito menos naquela quantidade… Mas uns vidrinhos para degustar e compartilhar sempre são bem-vindos! Os amigos continuam a agradecer!

Sobre o ponto do doce de abóbora com coco ralado, há diversas possibilidades, e para todos os gostos. Eu prefiro com menos açúcar e mais consistente, para comer junto com um bom queijo branco. Mas ele também pode ser feito com mais açúcar e retirado do fogo antes que engrosse muito, para ficar mais cremoso. Há quem prefira ainda sem as especiarias, e até sem o coco ralado. Minha dica é: dê o seu toque pessoal, mas não deixe de testar a receita!

Doce de abóbora e coco

Doce de abóbora e coco

Porções 1 vidro médio

Ingredientes

  • 500 g de abóbora sem casca
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 paus de canela
  • 3-4 cravos da Índia
  • 50 g de coco ralado

Modo de fazer

  • Corte a abóbora em cubos e cozinhe com ½ xícara de água por uns 25 a 30 minutos, ou até que esteja macia. Tire do fogo e escorra a água (guarde e congele para outra receita!).
  • Amasse os cubos de abóbora contra as paredes da panela, usando uma colher de pau. Junte o açúcar, o cravo e a canela. Volte a panela ao fogo e cozinhe até que engrosse.
  • Adicione o coco ralado e cozinhe por mais alguns minutos, mexendo com a colher para não grudar. O doce deve estar soltando do fundo da panela. 
  • Espere ficar morno e transfira para um vidro esterilizado, tampe em seguida.
Doce de abóbora e coco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe dos comentários

  1. Olá! Uma dúvida: qual o melhor tipo de abóbora para usar nesta receita?

    1. Olá Solange! Eu uso a abóbora de pescoço. Como ela costuma ser bem grande, compre de quem vende só uma parte.

Close
© 2021 - Santo Legume
Close