Leite de amêndoas

O hábito de beber leite é uma das questões mais controversas na transição de uma alimentação ovolactovegetariana para a vegetariana estrita (ou vegana). Eu mesma demorei bastante a deixar de lado o consumo do leite de vaca e seus derivados por apego a lembranças de determinados sabores. Infelizmente, o consumo de leite é um hábito alimentar e cultural muito enraizado.

O leite materno é o primeiro nutriente dos mamíferos. Ele tem tudo que o bebê precisa para crescer e se desenvolver na primeira fase de vida. Mas não podemos esquecer que o leite da vaca é ideal para o bezerro, e não para o humano. E além disso, o homem é o único mamífero que continua a consumir leite na sua fase adulta, sendo que este leite não é o da sua espécie.

Um ponto também importante a ser analisado é que existe uma diferença bem grande entre o leite puro de uma vaca alimentada no pasto e o leite encontrado nas versões industrializadas. 

Isso sem fazer referência a crueldade cometida com os animais… Os bezerros são privados da convivência com as mães logo ao nascerem, sem falar em tudo que sofrem as vacas produtoras de leite. Estes animais são alimentados com rações de milho e soja geneticamente modificados e ainda recebem aplicações de hormônios para produzir uma quantidade maior de leite. Também há o uso de antibióticos e antiinflamatórios por causa de problemas comuns na ordenha.

Ou seja, quando pensamos em determinadas escolhas alimentares, é muito importante (mesmo que sendo um pouquinho difícil!) sair da nossa “zona de conforto”. Buscar alternativas não é tão difícil quanto possa parecer à primeira vista! O leite de amêndoas é uma das opções de leite 100% vegetal mais conhecidos, mas não é o único. Fazer o seu leite vegetal em casa pode parecer algo meio complicado, mas com um pouco de planejamento, é bem fácil incorporar na rotina. 

Leite de amêndoas

Leite de amêndoas

Ingredientes

  • 1 xícara de amêndoas cruas
  • 3 xícaras de água filtrada

Modo de fazer

  • Lave as amêndoas e coloque de molho em água de um dia para outro (ou por 8 horas).
  • Escorra a água do molho e coloque as amêndoas no liquidificador. Acrescente a água filtrada e bata por alguns minutos.
  • Coe em peneira forrada com um pano fino, espremendo para extrair todo o leite.
  • Guarde na geladeira. Dura de 4 a 5 dias.

Notas

Opcional – Acrescente 1 colher (chá) de essência de baunilha.
Utilize a amêndoa que ficou na peneira para fazer biscoitos ou bolo. O leite vegetal também pode ser feito com castanha, nozes ou avelãs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe dos comentários

  1. Olá, se congelado, qual a durabilidade do leite de oleaginosas?

    1. Olá! Não costumo congelar os leites vegetais. Não gosto de como eles ficam ao descongelar!

  2. Ana Emília da Luz Lobato says:

    olá,
    o leite de amêndoas não pode ser aquecido? como aquece-lo sem que ele talhe?
    obrigada,
    ana

    1. Eu aqueço os leites vegetais sem problema! Só evito ferver (o que nem é necessário!)

    2. Tenho notado que o leite de amêndoas é super perecível. Os que tenho feito, mesmo guardado em geladeira depois de pronto, se mantém com o mesmo sabor por, no máximo, 1 dia e meio, depois começa a ficar um sabor de azedo, tipo estragado. Penso que a pasteurização do leite vegetal pode prolongar a durabilidade. Vc tem alguma dica pro leite de amêndoas durar mais? Procuro higienizar bem os recipientes antes de fazer o leite mas mesmo assim não consigo uma boa durabilidade.

    3. Olá! Nunca tive esse problema… O leite de oleaginosas costuma durar mais dias na geladeira. A amêndoa que você usou estava guardada por muito tempo?

  3. Olá Mônica! Para fazer leite de Coco, usa água morna certo? Por que para fazer leite de amêndoa e CASTANHA do Pará pode ser temperatura ambiente e não morna?
    Tem diferença?

    1. Quando faço o leite vegetal com oleaginosas (amêndoas, castanhas, etc) coloco-as de molho por algumas horas para amolecer. Então não é preciso usar água quente!

  4. Luiz Henrique says:

    Tenho uma dúvida, se o processo de pasteurização é utilizado para eliminar bactérias, ele também não deveria ser utilizado no leite de amendoas?

    1. Não é preciso pasteurizar o leite vegetal! As bactérias que oferecerem risco estão nos alimentos de origem animal.

  5. Olá Mônica, gostaria de saber se é possível fazer iogurte a partir de leite vegano.

    1. Monica Hering says:

      Sim, já vi iogurte feito a partir de leite de coco, leite de soja, leite de castanha ou amêndoas… Mas ainda não experimentei fazer! Vou anotar na minha lista de receitas a testar!

Close
© 2021 - Santo Legume
Close