Lentilha marroquina com cenoura e hortelã

by Monica Hering

Imaginem o perfume de ervas frescas deste prato… A comida com aromas delicados e ao mesmo tempo marcantes tem o poder de criar boas memórias e fazer com que alguns momentos da nossa vida se tornem inesquecíveis!

No início do mês estivemos em Campos do Jordão (em São Paulo) para acompanhar o Congresso Vegetariano Brasileiro. Foi uma experiência incrível poder durante alguns dias ouvir, falar e conhecer tanto sobre o tema durante alguns dias. A cidade é linda e por si só já vale o passeio. Mas foi novidade encontrar tantas opções veganas nos restaurantes, todas inseridas nos cardápios por conta do congresso na cidade. Pena que não é sempre assim, não é mesmo?

Aproveitamos uma das tardes para sair um pouco pelas pequenas estradas da região e além de paisagens lindas, fomos conhecer um projeto de alimentação voltado para o conceito de Slow Food. Foram momentos super agradáveis conversando com quem participa plantando e com o pessoal da cozinha. Apesar de não termos feito reservas, fomos atendidos com muito carinho e com uma refeição deliciosa, com alimentos locais e totalmente vegana.

O movimento Slow Food foi muito importante na mudança da minha visão sobre alimentação nos últimos anos. Nunca antes havia pensado sobre a relação entre como nos alimentamos e a utilização de alimentos produzidos de forma a respeitar tanto o meio ambiente quanto os produtores. No entanto, já tinha um grande cuidado no preparo e no momento de saborear (com prazer) minhas refeições. Este é outro ponto fundamental do conceito do movimento.

De volta a São Luís, estava inspiradíssima com tantas informações dos últimos dias e resolvi fazer algo bem diferente. Tenho uma quedinha pela culinária do Oriente Médio e seus temperos e especiarias… São tantas opções que se incluem neste grupo: comida árabe, libanesa, grega, marroquina, síria, entre outras. Isso sem falar na culinária do Norte da África! Mas é um assunto para outro post (e muitas outras receitas!). Hoje me concentrei na culinária marroquina.

Lentilha marroquina com cenoura e hortelã

Para a lentilha marroquina, usei cenouras orgânicas que pediam uma receita especial. Escolhi ameixas secas amolecidas e grosseiramente picadas, contudo, com tâmaras também ficaria perfeito. O importante aqui é o toque adocicado que as frutas secas trazem, junto com a textura das amêndoas.

Lembrando que aquela hortinha de temperos na varanda é sempre uma aliada na hora de preparar e finalizar seus pratos. Não ocupa muito espaço (pode ficar até na janela da cozinha), e os seus temperos podem ser orgânicos. Também não exige muito trabalho, nem requer habilidades especiais. Acredito que o resultado de cultivar alguns temperos frescos não tem preço!

Lentilha marroquina com cenoura e hortelã

Lentilha marroquina com cenoura e hortelã

Ingredientes

  • 2 xícaras de lentilha cozida
  • 1 cenoura cortada em fatias finas
  • 1/3 xícara de ameixa seca ou tâmaras, previamente amolecidas em água quente
  • Folhas de hortelã frescas, grosseiramente picadas

Molho

  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (chá) de cominho moído
  • 1/2 colher (sopa) de melado
  • Sal e pimenta do reino
  • Pimenta caiena, a gosto (opcional)

Para servir

  • 1/4 xícara de lâminas de amêndoa tostadas (ou picadas)
  • Folhas de hortelã frescas (ou outras ervas a gosto)

Modo de fazer

  • Se a lentilha for cozida na hora, espere esfriar. Cozinhe a cenoura em água com um pouco de sal até ficar macia (ou no vapor).
  • Pique as ameixas (ou tâmaras) em pedaços médios.
  • Misture os ingredientes do molho em uma tigelinha, ou em um vidrinho com tampa para sacudir.
  • Misture a lentilha com a cenoura e as ameixas. Regue com o molho e mexa para incorporar. Polvilhe com as amêndoas e folhas de hortelã. Sirva em seguida.

Notas

Para cozinhar a lentilha, lembre-se de deixar os grãos de molho por algumas horas, ou de um dia para o outro. Descarte a água e cozinhe em água com um pouco de sal até a lentilha ficar macia, mas ainda firme.
Lentilha marroquina com cenoura e hortelã
Hortelã - Santo Legume

Outras sugestões:

Deixe um comentário