Arroz cateto e negro com grão de bico e cebola frita

O final de semana foi leve e até animado. Com direito a muita comida gostosa, alguns filmes e até ânimo para caminhar. Mas tenho que reconhecer que a última semana teve momentos difíceis. Os cabelos começaram a cair… e cada vez em maior quantidade. 

Apesar de saber que isso iria acontecer, não foi fácil vivenciar esse processo. Me vi chorando ao tirar montinhos de cabelo pela manhã do travesseiro. Notei as primeiras grandes falhas na cabeça e me vi tentando me reconhecer em frente ao espelho. Preferi abreviar essa etapa e pedi que o cabeleireiro viesse em casa, cortar o cabelo que restava, de uma só vez. Apesar de parecer uma atitude corajosa, a decisão foi tomada guiada pelo medo de não suportar o processo natural e gradual de queda dos cabelos. Aquela agonia lenta estava sendo insuportável. Mas ainda não consigo me olhar no espelho quando não estou usando um lenço na cabeça. 

Por outro lado, a colocação do cateter com nome bonitinho (port-a-cath), que apelidei carinhosamente de “entrada USB”, foi marcada após a segunda sessão de quimioterapia (e muitas veias do braço e da mão estouradas). Foi um alívio entrar naquele centro cirúrgico e saber que as sessões de quimio vão ficar mais fáceis. É um procedimento rápido e recebi alta em poucas horas. No entanto, ainda não consegui me acostumar com esse corpo estranho embaixo da pele. Durante alguns dias não encontrei uma posição confortável para dormir. Acordava antes mesmo de me virar na cama. 

Arroz cateto e negro com grão de bico e cebola frita

Nos dias em que me sinto bem, uso meu tempo livre para organizar meus livros de receita e marcar receitas que quero testar. Em alguns casos é preciso pensar em como adaptar para que a receita se torne vegana e acho isso bem divertido e desafiador. Nem sempre os testes dão certo na primeira tentativa e passo horas pensando em como mudar algo para um novo teste.

Arroz cateto e negro com grão de bico e cebola frita

A receita abaixo foi ligeiramente adaptada do livro “Jerusalém“, do Ottolenghi. A original leva arroz basmati e arroz selvagem. Como não tinha nenhum dos dois em casa, acabei usando arroz-cateto e arroz negro, e, sem modéstia, acho que as substituições foram ótimas!

Quando usamos tipos de arroz diferentes, é preciso considerar o tempo de cozimento de cada um deles. Uma dica para evitar que um fique muito ou pouco cozido é cozinhá-los separados e depois juntar no final do preparo.

Arroz cateto e negro com grão de bico e cebola frita

Ingredientes

  • 3/4 xícara de arroz cateto integral
  • 1/2 xícara de arroz negro
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • Sal
  • 2 colheres (chá) de cominho em pó
  • 1/2 colher (chá) de curry
  • 1 e 1/2 xícara de grão de bico cozido
  • Óleo de girassol (quanto menos melhor!)
  • 1 cebola média cortada em fatias finas
  • 1 colher (sopa) de farinha de arroz integral
  • 2 colheres (sopa) de salsa picada
  • 1 colher (sopa) de coentro picado
  • Pimenta do reino

Modo de fazer

  • Cozinhar os 2 tipos de arroz separados, já que o tempo de cozimento sera diferente. Refogue cada um deles em um pouco de azeite e acrescente 3 vezes a quantidade de água mais um pouco de sal. Reserve.
  • Aqueça 1 e 1/2 colher de sopa de azeite de oliva em uma panela, junte o cominho e o curry e logo em seguida o grão de bico e uma 1 pitada de sal. Mexa por 1 minuto, apenas para aquecer o grão de bico.
  • Aqueça uma fina camada de óleo de girassol em uma panela funda. Passe as tiras de cebola na farinha de arroz e frite em etapas até dourar. Transfira para um prato forrado com papal absorvente. Repita com o restante da cebola.
  • Misture os dois tipos de arroz com o grão de bico, as ervas picadas e a cebola frita. Corrija o tempero, se necessário. Sirva morno ou em temperatura ambiente.
Arroz cateto e negro com grão de bico e cebola frita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Maria da Penha says:

    Monica, bom dia, quero muito agradecer o seu compartilhar de vida, suas experiencias e cada renovação de atitude no enfrentar as situações. minha gratidão pelo seu blog, tem me ajudado muito a mudar meu estilo de vida.

  2. Amo Arroz Negro de qualquer jeito! Tem sabor e textura especiais! Vou experimentar esta receita!

    1. Tenho certeza de que vai adorar!

  3. Parece muito bom! Vou experimentar!
    Essa quantidade serve quantas pessoas?
    Obrigada!

    1. Olá Gabriela! Aqui em casa serviu 4 porções, mas esse tipo de quantificação pode ser bem relativa já que depende do tamanho das porções com que cada um está acostumado. Acabo até evitando marcar…

Close
© 2022 - Santo Legume
Close