Esqueci de contar que na última corrida do ano aqui em São Luís (em dezembro) consegui me superar e ganhei uma medalha de segundo lugar! Uma medalha que valeu por presente de Papai Noel, aniversário, etc. Foi uma surpresa deliciosa para quem já andava feliz só em concluir as provas com um tempo razoável (mas nem de longe ótimo!). Não me considero nenhuma atleta, mas “conversar” com meus limites e determinação tem sido muito interessante e bom! Outra conquista no ano de 2015 foi convencer meu marido a participar dos treinos bem cedinho e das provas aos finais de semana.
São mudanças na nossa rotina que nunca teria pensado em tentar enquanto moramos em São Paulo. A gente saía tão cedo para trabalhar por causa do trânsito que seria impossível! Continuamos a incluir qualidade de vida a todo momento em nossa mudança para o Maranhão.
Já comentei por aqui que tenho o hábito de fazer pão pelo menos duas vezes por semana. Tem sido a quantidade suficiente para que a gente só compre pão eventualmente – ou quando quero comer uma ciabatta (já que ainda não acertei fazer!). Os testes de receitas novas são constantes, para variar o repertório! E vez por outra encontro alguma receita bem diferente e colorida como essa que foi feita com beterrabas fresquinhas… Como não testar?
A propósito, provamos o pão de beterraba assim que saiu do forno com pesto de manjericão… A combinação ficou muito boa, recomendo!
Pão de beterraba
Ingredientes
- 200 g de beterraba cozida (1 grande ou 2 pequenas)
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo vegetal
- ½ xícara de leite morno (uso leite vegetal)
- ½ xícara de água morna
- 1 colher (sopa) de fermento biológico instantâneo (1 pacote com 10g)
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 350 g de farinha de trigo
- 150 g de farinha de trigo integral
- 1 colher (chá) de sal
Modo de fazer
- Cozinhe a beterraba até ficar macia. Espere esfriar um pouco, e processe junto com o óleo.
- Misture o fermento biológico com o açúcar em uma tigela pequena. Junte a água e o leite ligeiramente aquecidos, misture e cubra com um pano. Deixe descansar por uns 5 a 10 minutos.
- Coloque o purê de beterraba em uma tigela grande, junte o fermento biológico e misture.
- Acrescente as farinhas e o sal aos poucos, até que os ingredientes estejam incorporados e formem uma bola.
- Sove a massa por alguns minutos até que fique elástica. Cubra e deixe descansar até dobrar de tamanho.
- Transfira a massa para uma superfície ligeiramente enfarinhada, abaixe a massa e molde o pão. Transfira para uma forma de bolo inglês média, untada.
- Cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de tamanho.
- Preaqueça o forno (220°C).
- Faça um corte na parte superior do pão e leve ao forno por 20 a 30 minutos.
pode ser feito com beterraba cozida de compra em vaco? qual o truque para não ficar enqueijado
Oi Carla! Pode fazer com a beterraba cozida no vapor e em embalagem a vácuo. Mas talvez fique em micro pedacinhos, é diferente de quando a gente cozinha na hora! O que você quer dizer com “enqueijado”?
Esta receita pode ser feita com.o fermento levain? Qual a quantidade? Maneira de fazer mudaria?
Olá Silvia! Muda bastante o modo de fazer com o levain… Seria uma receita bem diferente!
Olá, Mônica! Será que dar certo inverter as porções de farinha de trigo integral e farinha de trigo com a intenção de ter um pão mais saudável?
Você pode testar substituir a farinha de trigo por farinha de aveia…
Pode ser usado farinha de beterraba no lugar da própria?
Vai faltar umidade na receita…
Olá! Será que daria certo fazer somente com farinha integral? Precisaria alterar a quantidade de algum ingrediente?
Nunca testei… A massa vai ficar mais “pesada”! Vou testar uma hora dessas com metade da farinha integral e alguma outra farinha (aveia, arroz…). Talvez fique bem interessante!
Adoro sua receita de pão de beterraba. Muito prática, dá até para substituir o legume, já fiz até com couve, deu super certo. O de batata doce roxa ficou lindo e super saboroso.
Agradeço.
Delicioso esse pão!! Já fiz umas quatro ou cinco vezes e não troco mais por outra receita. Até a pequena de 15 meses aprovou!
Preciso mesmo colocar açúcar?
O açúcar tem a função de auxiliar o fermento a ser ativado. Acredito que dá para fazer a receita sem usá-lo!
Olá… E se eu não tiver a farinha integral, posso substituir pela farinha de trigo normal?
Pode sim Luciana! Mas eu sugiro que teste uma hora dessas com a farinha de trigo integral, fica bem mais gostoso (e saudável!). Eu tenho evitado ao máximo usar alimentos super processados como a farinha de trigo comum…
mas quando eu coloco a agua e o leite?
Olá Maria! Você vai juntar a água e o leite no passo 2: “Misture o fermento biológico com o açúcar em uma tigela pequena. Junte a água e o leite ligeiramente aquecidos, misture e cubra com um pano.”