Um pão de mandioca por si só, não precisa de muito elogio… Só de pensar, já dá para imaginar aquele aroma delicioso saindo do forno! Já este pãozinho de mandioca com polvilho é uma forma de manter o delicioso hábito de um pãozinho de queijo, porém, sem o queijo. É difícil a gente abandonar completamente aquelas gostosuras que habitam nossos sonhos culinários desde que a gente se conhece por gente!
A transição de uma alimentação ovolactovegetariana para a vegetariana estrita foi a mais difícil para mim. Abandonar o uso de ovos para diversos preparos requer muito teste e muita paciência. Isso sem falar em muito bolo solado e texturas de gosto duvidoso. Mas deixar de consumir os queijos foi a parte mais difícil. Aliás, ainda é difícil! Sigo buscando alternativas…
Falando um pouquinho sobre a planta da mandioca, ela tem uma adaptação muito fácil, e por isso é cultivada em todos os estados brasileiros. Mas não se confunda: existem dois tipos diferentes de mandioca. A mandioca-mansa (também chamada de macaxeira ou aipim) e a mandioca-brava. Esta apresenta uma substância tóxica que a torna inadequada para o consumo humano sem o devido processamento. A mandioca-brava é utilizada para confecção da farinha de mandioca, do polvilho (goma) e pratos como o tucupi e o tacacá (típicos da região Norte).
A mandioca se deteriora mais rapidamente do que outras hortaliças de raiz. Durante o armazenamento a mandioca escurece rapidamente, deixando a polpa com listras escurecidas. Isso pode ser minimizado se a mandioca for colocada já descascada em um lugar bem úmido ou molhado, como, por exemplo, uma tigela com água.
Uma última dica: o pãozinho também fica bom sem acrescentar as sementinhas de chia (já fiz muitas vezes), dá até para dizer que não faz falta. Mas faz diferença! Adoro texturas crocantes, e aquele “croc-croc” da sementinha no pão é simplesmente incrível.

Pãozinho de mandioca, chia e polvilho
Ingredientes
- 250 g de polvilho doce ou azedo
- ½ colher (sopa) de sementes de chia
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de orégano
- 1 pitada de cúrcuma
- 75 ml de azeite
- 250 g de mandioca cozida e amassada
- Água filtrada o suficiente
Modo de fazer
- Misture os ingredientes secos em uma tigela média. Adicione o azeite e misture até virar uma farofa.
- Junte a mandioca cozida e misture até incorporar todos os ingredientes. Acrescente água aos poucos, somente até a massa desgrudar das mãos.
- Preaqueça o forno (200°C).
- Forme bolinhas e enrole com as mãos. Coloque em uma assadeira untada, deixando um espaço entre elas.
- Leve ao forno até que a massa esteja firme.
Estou finalizando a dieta do kambo e ainda tinha muita mandioca cozida e não aguento mais comer só a mandioca! Tive que fazer sem o sal mas acrescentei páprica e zaatar para dar mais sabor, fiz com 200g de polvilho azedo (o que tinha em casa) e completei com tapioca pra dar liga! Ficou incrível, parabéns pelo blog 👏🏼👏🏼👏🏼
Pode fazer na airfrae
Oi Mirian! Não experimentei ainda fazer na air fryer… Mas gostei da ideia! Vou testar
Que receita!! *-* Acabei de fazer e ficou incrível! É muito gostoso. O orégano foi na medida certa, deu vida. Estou impressionada hahahah E apaixonada pelo blog. Que qualidade! Muito obrigada ♡
Oi Thamiris! Fico tão feliz quando alguém me conta que fez uma das receitas, e que gostou bastante… Obrigada pelo seu retorno!
Posso fazer esse pãozinho com massa pronta para tapioca?
Oi Andréia! Se você estiver falando da goma de tapioca, não creio que vá dá certo… O polvilho tem uma textura mais fina e seca.
Fiz 1 vez como diz a receita, mas com 150g de polvilho e sem usar água. Ficou muito bom!
Depois quis testar de forma diferente, daí troquei o orégano por cebolinha verde fresca picadinha, acrescentei cebola ralada, mantive os 150g de polvilho e coloquei um pouco mais de mandioca. A massa ficou mais mole, mas o pãozinho ficou MARAVILHOSO!
pode congelar esse paozinho? amei esse pão
Pode sim! Mas congele as bolinhas de massa antes de assar, espalhadas em uma assadeira. Depois que estiverem congeladas, coloque dentro de um pote com tampa no freezer. Assim, você pode ir tirando somente a quantidade que quer preparar!
Vou fazer. Depois conto.
Fiz agora! Fiquei em dúvida se deu certo. Fica mole por dentro?
Fica bem parecido com pão de queijo, ou seja, meio molinho dentro!
Acabei de fazer aqui em casa, e para fazer jus a mineirice separei metade da massa sem orégano e cúrcuma, e rechiei com goiabada. Maravilhosa essa receita!
Uau! Recheado com goiabada deve ficar incrível…Só de imaginar, deu água na boca!
A melhor receita que já fiz! Segui a dica da Júlia Rezende e coloquei 150g de polvilho (azedo), e não precisei de água, a massa já estava desgrudando após colocar a mandioca. Com certeza farei sempre!
Este pãozinho é viciante…!
Gostei da receita. Fácil de fazer. Obs: Na próxima colocarei mais mandioca (200g) amassada ou 150g ao invés 250g de polvilho. ???
Vou anotar suas dicas para testar também! Beijo
Oiiii! Estou fazendo agora esta receita. Se eu não tiver cúrcuma vai dar certo também? ?
Vai dar sim! A cúrcuma dá um pouco de cor e sabor, mas não é indispensável!
Oi Monica! Tudo bem?
Achei seu blog pesquisando receitas veganas para mandar de lanche para a turma da escola do meu filho! E que linda descoberta, muita delicadeza e receitas maravilhosas!
Vi que essa receita é mais antiguinha, mas você lembra mais ou menos quanto rende? Quero fazer para a turminha do meu filho, são 20 crianças, fiquei pensando quanto eu tenho que fazer!
E será que eu posso fazer a noite, deixar eles moldados na geladeira, fazer para assar de manhã? Ou da para guardar assado e esquentar um pouco de manhã?
Desde já agradeço a atenção! Ainda estou te conhecendo, conhecendo sua história pelas suas receitas e postagens, mas desejo tudo de mais lindo para você!
Beijão!
Elaine
Olá Elaine! O rendimento desse pãozinho depende muito do tamanho da bolinha… Mas para vinte crianças, acredito que você precisa pelo menos dobrar a receita. Sobre fazer na véspera e guardar na geladeira já moldado, acredito que dê certo. Já fiz com antecedência de algumas horas e guardei na geladeira. Mas guardar assado e esquentar no dia seguinte não fica muito gostoso. Espero que faça sucesso!
Obrigada pelo carinho!