Vocês já repararam na quantidade de alimentos descartados enquanto estamos cozinhando? Não é nada difícil encher a lata de lixo com talos e folhas no dia em que faço minhas compras na feira, pois aproveito para guardar legumes e verduras limpos e algumas vezes, pré cozidos.
Comecei a procurar alternativas para consumir esse descarte todo, já que são partes das verduras que também contém nutrientes e podem dar sabor a outros pratos! Uma das alternativas foi esta receita de pão, na qual usei talos e folhas de brócolis, talos de espinafre e a parte verde do alho poró. Por não ser a “parte nobre” desses vegetais, normalmente teriam ido para o lixo… Na verdade, essas partes dos alimentos são mais conhecidos como “resíduos”. Mas são 100% comestíveis!
Guardei os talos e folhas limpos em sacos plásticos na geladeira até o momento de fazer o pão. O preparo deles foi extremamente simples e rápido: piquei e cozinhei em água fervente até ficarem macios. Depois de cozidos, foram processados com parte da água do seu cozimento e utilizados na massa do pão.
A textura do pão ficou ótima e seu sabor teve um “upgrade” em relação a um pão simples. O meu pão tinha aroma e gosto de brócolis bem pronunciado, mas esse sabor com certeza será diferente a cada pão, dependendo dos talos e folhas que forem usados. É até interessante buscar combinações bem criativas!
Pão de talos e folhas
Ingredientes
- 2 xícaras de folhas e talos picados folhas de brócolis ou beterraba, talos de brócolis ou espinafre, parte verde do alho poró
- 3 colheres (sopa) de óleo vegetal ou azeite de oliva
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
- 1 colher (chá) de sal
- 4½ xícaras de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento biológico instantâneo (1 envelope)
Modo de fazer
- Cozinhe os talos e as folhas em água até ficarem macios. Escorra e reserve a água do cozimento.
- Bata no liquidificador ou processador as folhas e talos com 1 xícara da água do cozimento. Junte o óleo, o açúcar e o sal e bata até ficar homogêneo.
- Coloque a farinha e o fermento em uma tigela grande e misture. Adicione a mistura de folhas e talos e mexa até formar uma bola.
- Sove por 5 a 10 minutos até desgrudar das mãos em uma superfície lisa, limpa e enfarinhada. Cubra e deixe crescer em um lugar protegido por 1 hora ou até dobrar de tamanho.
- Preaqueça o forno (200°C).
- Abaixe a massa para tirar o ar e molde no formato desejado. Coloque em forma untada com óleo e deixe crescer novamente em lugar protegido até que dobre de tamanho.
- Asse por 30 a 40 minutos, ou até que esteja firme e dourado. Retire do forno, desenforme e deixe esfriar completamente sobre uma grade.
12 comentários
Coloque algumas sementes de abóbora, aveia laminada ou de girassol no fundo e laterais da assadeira untada .
O pão fica lindo e mais nutritivo ainda .
Pães com sementes ficam lindos!!! Concordo!
Pode fazer so com trigo integral?
Nunca fiz com 100% de farinha de trigo integral, sempre mistura alguma farinha mais leve… Mas se você testar, não deixe de dizer como ficou!
OI!!
Já vi sopas com esses talos, folhas e cascas. Ficam ótimas.
E aquelas folhas de cabos de beterrabas e cenoura, por exemplo, além dos talos e algumas cascas; será que tem uma forma de aproveitá-los, também?
Sim! Com pesquisa e criatividade a gente aproveita tudo!
Fiz a receita com talos e folhas de beterraba, ficou espetacular! Obrigada por compartilhar
Acho que a cada combinação de talos e folhas temos um pão diferente, não é mesmo? O melhor é aproveitar todas essas sobras, e nunca mais descartá-las!
Ótima receita!
Tu acha que daria pra usar farinhas low-carb, tipo de amêndoas, linhaça, etc?
Muda completamente a receita… Na falta da farinha de trigo (e do glúten), como o pão já não leva ovos por ser vegano, você teria que acrescentar outros ingredientes para dar “liga”…!
Olá! Adorei a receita, mas gostaria de substituir o trigo pela farinha de arroz. Será que consigo?
Olá Ana! Provavelmente você vai precisar de algo para deixar o pão fofo e também a massa mais úmida… O ingrediente mais usado para isso é a goma xantana.