Pãezinhos integrais

O desafio de não comprar pães (principalmente os industrializados) no dia a dia e tentar fazer em casa, tem rendido testes e mais testes de receitas… Criei o hábito de fazer pão, em média, duas vezes por semana. Além disso, procuro sempre reduzir as receitas de pães muito grandes (ou de mais de um pão) para render porções menores. Como somos só duas pessoas em casa e as temperaturas por aqui em São Luís são bem altas, os pães estragam bem rápido (ou ficam duros como pedra!).

Quando resolvi experimentar fazer esses pãezinhos integrais, pensei em congelar alguns, para checar como ficariam depois de descongelados. Mas infelizmente não foi possível fazer esse teste: os pãezinhos ficaram tão bons que acabamos comendo tudo em poucos dias!

Pãezinhos integrais

Pãezinhos integrais

Ingredientes

  • 225 g de farinha de trigo
  • 225 de farinha de trigo integral
  • 10 g de fermento biológico instantâneo (1 envelope)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva (ou óleo vegetal)
  • 1 colher (sopa) de melado, xarope de maple, agave
  • 200 ml de leite vegetal (morno)
  • 150 ml de água morna

Para finalizar:

  • Flocos de aveia para polvilhar

Modo de fazer

  • Misture as farinhas, o fermento e o sal em uma tigela grande. Junte o azeite (ou óleo), o melado, o leite e parte da água. Mexa até agregar e formar uma bola. Acrescente mais água aos poucos, somente o que for necessário.
  • Sove a massa por 10 minutos ou até que esteja macia e elástica. Molde uma bola e coloque em uma tigela untada com azeite. Cubra e deixe descansar por 1 hora em lugar protegido, ou até que dobre de tamanho. 
  • Transfira para uma superfície enfarinhada, abaixe a massa e abra com as mãos. Divida em 16 porções e faça uma bolinha com cada uma.  
  • Coloque os pãezinhos em uma assadeira untada com azeite e cubra com um pano limpo. Deixe crescer em um lugar protegido por 30 minutos, ou até que dobre de tamanho. 
  • Preaqueça o forno (200°C). Passe água filtrada nos pãezinhos usando um pincel (ou a ponta do dedo) e polvilhe flocos de aveia. 
  • Leve ao forno por 15 a 20 minutos ou até que estejam assados. Transfira para uma grade e espere esfriar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Ester Oliveira says:

    Posso substituir o leite vegetal por leite em pó na água? Ou leite integral?

    1. Olá Ester! Pode usar o leite que você costuma usar. Eu coloco o leite vegetal nas receitas porque não consumo nada de origem animal!

  2. Camila Moreira says:

    Desconsidera Monica… a resposta já está embaixo!! Vou testar! 🙂

  3. Camila Moreira says:

    Oi Monica, tudo bem? Quando vc diz fermento instantâneo é o seco certo? Se fosse usar o fresco, seria a mesma medida?
    Obg

  4. Posso trocar as 10g de fermento biológico instantâneo por 10g de fermento biológico normal?

    1. Monica Hering says:

      Se o fermento biológico for seco pode. Mas se for usar o fermento biológico fresco vai precisar de 30g (2 tabletes). Veja também o infográfico aqui no blog Como usar o fermento biológico

    2. Ah legal! Obrigada pela dica. Mais uma coisa, posso dar uma “turbinada” acrescentando uva passa na massa? rs… obrigada.

    3. Monica Hering says:

      Claro! Mas junte as passas depois que a massa tiver crescido… Quando abaixar a massa e antes de formar as bolinhas individuais!

  5. Parecem ótimos mesmo, vou salvar a receita para fazer!
    Também estou querendo começar a fazer meus pães em casa, mas “criando” meu próprio fermento antes.

    1. Os pães com fermento natural ficam maravilhosos!!! Só não consigo fazer 2 vezes por semana… Demandam mais tempo! Mas apoio o projeto de fazer os seus pães em casa inteiramente!!! Faz toda a diferença!

    2. Oi Lahis, faço pães com o fermento natural. Ficam muito gostosos também.

Close
© 2022 - Santo Legume
Close