Quando comecei a fazer picolés em casa, a parte mais difícil foi encontrar as forminhas apropriadas. Lembro que a primeira forma que comprei tinha formato de estrelinha, e não foi muito do meu gosto. Mas foi com ela que testei as primeiras receitas.
Cheguei a tentar com forminhas de silicone para bolinhos, copinhos de plástico pequenos e outras invenções. Mas serei sincera: não funcionou muito bem na hora de colocar os palitos para endurecer no freezer e também na hora de desenformar!
Esperava que fosse mais fácil encontrar forminhas tradicionais. E isso me faz pensar sobre o mercado de acessórios culinários e seus modismos. Quantos acessórios aparecem e desaparecem nas lojas especializadas em culinária? E quantos desses gadgets foram sonho de consumo, e após comprados, foram parar em uma prateleira bem alta no armário da cozinha e acabaram esquecidos.
Após pouco mais de um ano longe da minha cozinha e seus acessórios (que não mudaram comigo aqui para São Luís), confesso que repensei a fundo a necessidade (ou não) de tanta “tralha” para cozinhar… É claro que existem inúmeras utilidades domésticas que facilitam a vida, ou fazem a diferença no momento de cozinhar. Mas será que não vale a pena repensar nossa relação com esse mundo de invenções?
Sobre a receita: se não tiver os nibs de cacau, não desista de fazer. Já fiz sem e ficou tão bom que nem lembrei deles. E é claro que dá para inventar outras opções como pedacinhos de chocolate ou frutas secas para colocar no picolé, afinal cacau fica bom com tanta coisa, não é mesmo?
Picolé de cacau com nibs
Ingredientes
- 1 ½ xícaras de leite vegetal
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 3 colheres (sopa) de cacau em pó
- 1 ½ colher (sopa) de amido de milho
- Nibs de cacau
Modo de fazer
- Misture todos os ingredientes (exceto os nibs de cacau), coloque em uma panela e leve ao fogo médio mexendo até engrossar.
- Retire do fogo, espere esfriar mexendo de vez em quando para não formar uma película na superfície.
- Acrescente os nibs de cacau a gosto, misture e transfira para as forminhas de picolé.
- Coloque no freezer (ou congelador) até endurecer, ou de um dia para outro.