Picolé de cacau com nibs

Quando comecei a fazer picolés em casa, a parte mais difícil foi encontrar as forminhas apropriadas! Lembro que a primeira forma que comprei tinha formato de estrelinha, e não foi muito do meu gosto. Mas foi com ela que testei as primeiras receitas.

Cheguei a tentar com forminhas de silicone para bolinhos, copinhos de plástico pequenos e outras invenções. Mas vou ser sincera: não funcionou muito bem na hora de colocar os palitos para endurecer no freezer e também na hora de desenformar!

Picolé de cacau com nibs - vegano

Esperava que fosse mais fácil encontrar forminhas mais básicas. E isso me faz pensar sobre o mercado de acessórios culinários e seus modismos. Quantos acessórios aparecem e desaparecem nas lojas especializadas em culinária? E quantos desses gadgets foram sonho de consumo, e depois de comprados, foram parar em uma prateleira bem alta no armário da cozinha e acabaram esquecidos.

Depois de pouco mais de um ano longe da minha cozinha e seus acessórios (que não mudaram comigo aqui para São Luís), confesso que repensei a fundo a necessidade (ou não) de tanta “tralha” para cozinhar… É claro que existem inúmeras utilidades domésticas que facilitam a vida, ou fazem a diferença no momento de cozinhar. Mas será que não vale a pena repensar nossa relação com esse mundo de invenções?

Sobre a receita: se não tiver os nibs de cacau não desista de fazer. Já fiz sem e ficou tão bom que nem lembrei dos tais nibs. E é claro que dá para inventar outras opções como pedacinhos de chocolate ou frutas secas para colocar no picolé, afinal cacau fica bom com tanta coisa, não é mesmo? 


Picolé de cacau com nibs

Receita vegana feita com leite vegetal
Porções 4 picolés

Ingredientes

  • 1 ½ xícaras de leite vegetal
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 3 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 1 ½ colher (sopa) de amido de milho
  • Nibs de cacau

Modo de fazer

  • Misture todos os ingredientes (exceto os nibs de cacau), coloque em uma panela e leve ao fogo médio mexendo até engrossar.
  • Retire do fogo, espere esfriar mexendo de vez em quando para não formar uma película na superfície.
  • Acrescente os nibs de cacau a gosto, misture e transfira para as forminhas de picolé.
  • Coloque no freezer (ou congelador) até endurecer, ou de um dia para outro.
Picolé de cacau com nibs - vegano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
© 2021 - Santo Legume
Close