Estou adorando as verduras e legumes que recebi do fornecedor de orgânicos aqui de São Luís. As espigas de milho que comprei para fazer o curau de milho verde haviam acabado de ser colhidas… Quando cortei os grãos com a faca, chegou a escorrer suco de milho fresquinho e perfumado!

Lembro que minha mãe costumava fazer o curau em casa quando eu era pequena, com espigas compradas na feira. Eu ajudava a tirar as palhas no quintal, em cima da tampa do poço, e uma das brincadeiras era juntar os cabelinhos e ficar fazendo barbas e bigodes com minha irmã. No final da brincadeira, até o cachorro tinha franja! O que não era nada divertido eram as broncas para catar tudo que tinha se espalhado pelo chão.
Enquanto a brincadeira com as palhas e cabelinhos do milho rendia lá fora, o curau ficava pronto na cozinha… O difícil era esperar esfriar para endurecer um pouco, ou levar à geladeira. A gente cobria as tigelinhas com muita canela em pó e acabava queimando a língua com o curau quente.
Para adaptar a receita para uma versão vegana, testei primeiro com o leite de amêndoas e ficou muito bom, bem leve. Mas quando resolvi testar com o leite de coco caseiro, foi uma surpresa deliciosa. A combinação de coco e milho verde é imbatível!

Curau de milho verde (ou canjica nordestina)
Ingredientes
- 4 espigas de milho verde
- 500 ml de leite vegetal
- 100 g de açúcar demerara
- 1 pitada de sal
- Canela em pó para polvilhar
Modo de fazer
- Corte os grãos de milho da espiga, usando uma faca. Bata no liquidificador com o leite até ficar homogêneo.
- Passe por uma peneira grossa.
- Transfira para uma panela, junte o açúcar e o sal. Cozinhe em fogo médio, mexendo para não empelotar, até que levante fervura.
- Abaixe o fogo e cozinhe, sempre mexendo, até que comece a engrossar.
- Coloque em uma travessa (ou tigelinhas individuais) e espere esfriar. Cubra e leve à geladeira até o momento de servir.
- Retire da geladeira um pouco antes de servir e polvilhe com canela em pó.
Notas

Amei a receita,obrigada.
Uma delicia!
Amo curau!! Bom demais!!
Aqui em São Luís (e no resto do nordeste!) eles conhecem por canjica… Na época das festas de São João você encontra em todo lugar…Uma delícia!
Bom demais!!