Conserva e tempero

Geleia de pimenta

Geleia de pimenta

Esta geleia de pimenta é quase um túnel do tempo. Me leva pra alguns anos atrás, quando cheguei aqui em São Luís. Logo nos primeiros meses conhecemos um casal de franceses, donos de um bar na Avenida Litorânea, e de quem nos tornamos grandes amigos. O lugar é super charmoso, e se diferencia dos outros bares na mesma avenida pelos detalhes como boa música, bons vinhos, ambiente simples mas bem decorado e um cardápio que mesclava comida francesa com comida local.

Frequentamos esse bar por muito tempo e lá assistimos muitas vezes o sol se pondo ao som dos melhores DJs de São Luís. Foram muitas noites com apresentações de MPB e ótimos músicos locais ou bandas de jazz… Tudo sempre regado a vinho geladinho e porções de aperitivos deliciosas.

Pimenta dedo-de-moça

Uma das porções que mais consumi por lá era um pastel de queijo gorgonzola com tomate seco (ainda na minha fase ovolactovegetariana!), sempre acompanhado uma geleia de pimenta incrível, que acabei aprendendo a fazer com a dona do bar. A geleia deles era feita com abacaxi, um pouco diferente da receita que acabou se tornando a minha preferida em casa. No entanto, o hábito de ter um vidro de geleia de pimenta na geladeira permanece!

Hoje já faz mais de um ano que esse casal de amigos se mudou do Brasil e ficou só a saudade e zilhões de mensagens e fotos trocadas constantemente pelo celular. Mas quando uso minha geleia de pimenta em casa, posso fechar os olhos e me transportar para aqueles bons momentos à beira mar, vividos com amigos queridos!

Geleia de pimenta

Geleia de pimenta

Ingredientes

  • 4 pimentas dedo-de-moça sem as sementes, picadas
  • 1 maçã descascada e ralada no ralo grosso
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 100 ml de suco de laranja (suco de 2 laranjas)
  • 2 dentes de alho inteiros e sem a casca
  • 1 pitada de sal

Modo de fazer

  • Misture todos os ingredientes em uma panela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos.
  • Descarte os dentes de alho e transfira para um vidro esterilizado. Conserve na geladeira.

Geleia de pimenta

Um comentário sobre “Geleia de pimenta”

  1. Maria Elide disse:

    Vou fazer essa geléia. Deve ser uma delícia. 👍👍👍👍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *