Adoro a sensação de “empoderamento” que sinto quando preparo algo em casa, que normalmente a maioria das pessoas vai no supermercado comprar pronto. Acho que o sabor acaba sendo tão especial, tão gostoso… Por outro lado, além de ser mais barato, fazer a sua manteiga de amendoim em casa garante resultados livres de ingredientes desnecessários como açúcar, óleo em excesso e talvez até alguns conservantes e aromatizantes.

Vou logo avisando que a textura da manteia de amendoim caseira nunca vai ser igual daquela industrializada. Ela não será tão lisinha! Se o amendoim utilizado não estiver muito fresco, ela não vai ficar tão cremosa. Nesse caso, você pode adicionar um pouquinho de óleo para ajudar. Prefiro não adicionar óleo já que com o passar dos dias ele tende a se separar do restante e ficar na superfície (se isso acontecer, misture bem antes de usar). A cor da sua manteiga também será diferente conforme o tipo de amendoim que estiver usando: o amendoim cru dá esse tom mais clarinho que você vê nas minhas fotos. Quem usa o amendoim torrado consegue um tom mais dourado, no entanto, não terá uma manteiga tão cremosa.

Levar os amendoins ao forno rapidamente antes de processar aquece os óleos naturais e ajuda na tarefa. Sem dizer que confere um sabor mais intenso. E para a turma que gosta de personalizar e mostrar que é bem criativa, vale adicionar alguns ingredientes no final do processamento como: uma pitada de sal, uma colherinha de canela em pó, um pouco de cacau em pó. Você também pode reservar parte dos amendoins torrados e juntar no processador quando a manteiga estiver quase pronta.
Um pote de manteiga de amendoim em casa pode significar uma série de receitas incríveis nos próximos dias… Que tal um sorvete de banana e manteiga de amendoim, uma barrinha de manteiga de amendoim, biscoitos de farinha de coco e manteiga de amendoim ou os biscoito de manteiga de amendoim e farinha de quinua? Eu adoro preparar para o café da manhã uma tapioca matinal recheada com manteiga de amendoim e fatias de banana aquecidas na frigideira (recomendo que testem em casa!).


Manteiga de amendoim
Ingredientes
- Amendoim cru sem sal (de preferência sem casca)
Modo de fazer
- Aquecer o amendoim em forno baixo por 5 a 10 minutos.
- Se o amendoim estiver com casca, tire colocando os amendoins dentro de um pano de prato limpo e esfregando.
- Transfira para o processador. Bata até virar um creme, parando a cada 2 ou 3 minutos para raspar as laterais do processador com uma espátula.
- Guarde em vidro esterilizado com tampa, em temperatura ambiente.
Notas

Aii… amei te conhecer! Sou muito grata por todas essas receitas ! Já quero fazer várias !
Me conta depois o que andou testando e o que achou das receitas!
Quanto tempo posso deixar armazenado?
O meu nunca dura mais do que 2 ou 3 semanas porque acaba antes… Não sei dizer quanto tempo dura além disso! De qualquer forma, armazene em local fresco!
adorando tudo por aqui
vou fazer a manteiga, serà que com um pouco de alho e salsinha seria bom para passar em toasts? Consulto e me inspiro sempre da tua culinaria,
Muito obrigada,
Inez, nunca preparei a manteiga de amendoim salgada…!
Que delícia de manteiga!!!! Sou apaixonada por amendoim… e amo os calendários !!! Parabéns!!!!
Fico tão feliz quando sei de alguém que está usando os calendários!!! Obrigada
A minha ficou lisinha e bem pasta igual aos de supermercado, não ficou cremosa! Pq sera??? mas fiquei muito feliz com o resultado!
Talvez um pouco mais de tempo no processador…
Hummmm… eu faço sempre em casa e adiciono um tiquinho de chocolate em pó. Sempre gosto de ter em casa, pois é um alimento curinga. Parabéns
Eu adoro manteiga de amendoim…Não consigo não ter em casa!
VOU FAZER!!!!