Bolinhas de tâmara com nozes e coco

Adorei a ideia de fazer estas bolinhas de tâmara com nozes e coco para ter um docinho no meio da tarde ou carregar na bolsa num potinho quando passo algumas horas fora de casa. Também são uma versão de doce de festa vegano… E quem não gosta de um docinho de festa, não é mesmo? 

Quando minha filha era pequena eu era a “doida dos brigadeiros”. Além dos aniversários, ela adorava quando fazíamos juntas uma panelinha de brigadeiro no meio da tarde. Algumas vezes dava tempo de enrolar e levar para a turminha que estava brincando em casa ou cobrir algum bolo. Mas muitas vezes estávamos só nós duas e o brigadeiro era devorado da panela mesmo, em colheradas!

Hoje prefiro algo menos doce, e virei adepta do chocolate meio amargo. Um docinho de festa talvez não tenha mais o mesmo gosto. Nada como aproveitar e criar novos sabores para novos momentos, novo paladar e também um novo olhar sobre os ingredientes.

Bolinha de tâmara com nozes e coco

Como era um teste, usei um pouquinho de cada ingrediente. Com a receita abaixo consegui fazer 12 bolinhas de dois a três cm de diâmetro. Uma quantidade perfeita para ter num potinho hermético e consumir devagarinho (se o seu autocontrole e disciplina forem muito, muito bons!).

Vale adicionar que esta é uma daquelas receitas rápidas em que você coloca todos os ingredientes no processador e depois faz as bolinhas. Usei uma colher de chá para pegar bocadinhos da massa, coloquei na palma da mão e fui apertando com os dedos. Não dá para enrolar, ela a princípio está bem solta e esfarelando. Conforme você pressiona, as bolinhas começam a se formar. Depois é só passar pelas castanhas de caju e devorar!

Bolinhas de tâmara com nozes e coco

Um docinho vegano incrível!
Porções 12 porções
Tempo Total 30 minutes

Ingredientes

  • 70 g de castanha de caju sem sal
  • 60 g de nozes
  • 1 colher (sopa) de linhaça dourada
  • 70 g de tâmaras sem caroço
  • 25 g de coco ralado gelado

Modo de fazer

  • Processe a castanha de caju pulsando, para ficar em pedacinhos e não em forma de farinha. Retire do processador e reserve.
  • Processe as nozes com a linhaça e em seguida junte as tâmaras.
  • Acrescente o coco ralado e pulse algumas vezes somente até incorporar.
  • Retire do processador e forme bolinhas, apertando bem para agregar.
  • Passe as bolinhas nas castanhas de caju moída, pressionando para a castanha aderir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Fiz sua receita, mas substitui as nozes por amêndoas era o que eu tinha. Ficou maravilhosa essa receita, amei!

  2. Hum… Parece bom *-*
    Amo nozes.
    Parabéns pelo post

Close
© 2022 - Santo Legume
Close