Bolinhas de tâmara com nozes e coco

by Monica Hering

Adorei a ideia de fazer estas bolinhas de tâmara com nozes e coco para ter um docinho no meio da tarde ou carregar na bolsa dentro de um potinho quando preciso sair. Também são uma versão de doce de festa vegano… E quem não gosta de um docinho de festa, não é mesmo? 

Quando minha filha era pequena eu era a “mãe doida dos brigadeiros”. Além dos aniversários, ela adorava quando fazíamos juntas uma panelinha de brigadeiro no meio da tarde. Algumas vezes dava tempo de enrolar e levar para a turminha que estava brincando em casa ou cobrir algum bolo… Mas muitas vezes estávamos só nós duas e o brigadeiro era devorado da panela mesmo, em colheradas!

Hoje prefiro algo menos doce, e virei adepta do chocolate meio amargo. Um doce de festa talvez não tenha mais o mesmo gosto. Também perdeu o sabor que vinha junto com as situações! Nada como aproveitar e criar novos sabores para novos momentos, novo paladar e um novo olhar sobre os ingredientes.

Bolinha de tâmara com nozes e coco

Como eu não queria testar uma grande quantidade, usei um pouquinho de cada ingrediente. Com a receita abaixo consegui fazer 12 bolinhas de dois a três cm de diâmetro. Uma quantidade perfeita para ter num potinho hermético e consumir devagarinho (se o seu autocontrole e disciplina forem muito, muito bons!).

Vale adicionar que esta é uma daquelas receitas rápidas que você coloca todos os ingredientes no processador e depois faz as bolinhas. Eu usei uma colher de chá para pegar bocadinhos da massa, coloquei na palma da mão e fui apertando com os dedos. Não dá para enrolar, ela a princípio está bem solta e esfarelando. Conforme você pressiona, as bolinhas começam a se formar. Depois é só passar pelas castanhas de caju e devorar!


Bolinhas de tâmara com nozes e coco

Um docinho vegano que é impossível parar de comer!
Tempo total30 mins
Porções: 12 porções

Ingredientes

  • 70 g de castanha de caju sem sal
  • 60 g de nozes
  • 1 colher (sopa) de linhaça dourada
  • 70 g de tâmaras sem caroço
  • 25 g de coco ralado gelado

Modo de fazer

  • Processe a castanha de caju pulsando, para que fique em pedacinhos e não em forma de farinha. Retire do processador e reserve.
  • Processe as nozes com a linhaça e em seguida junte as tâmaras.
  • Acrescente o coco ralado e pulse algumas vezes somente até incorporar.
  • Retire do processador e forme bolinhas, apertando bem para agregar.
  • Passe as bolinhas nas castanhas de caju moída, pressionando para a castanha aderir.

Outras sugestões:

Deixe um comentário