O gersal, que nada mais é do que a junção do gergelim com o sal, é um velho conhecido de quem adotou a macrobiótica ou o vegetarianismo. Ele é feito com uma quantidade pequena de sal, mas acaba tendo um sabor intenso e delicioso por conta do gergelim. Isso faz com que a gente use muito menos sal do que de costume ao temperar a comida.

O preparo é muito simples e rápido. O importante é utilizar bons ingredientes, como um sal marinho (de preferência grosso) e gergelim fresco. Em contrapartida, os benefícios do consumo de gergelim são inúmeros. Rico em cálcio e outros minerais, ele também é uma boa fonte de proteínas e fibras.
Procure não preparar uma quantidade muito grande e utilizar os seu gersal em até duas semanas. Coloque em um vidro bem tampado. Se possível, guarde ainda em lugar abrigado da luz. Eu uso o meu para temperar saladas, arroz e outros grãos, sopas, cozidos.

Gersal
Ingredientes
- ½ xícara de gergelim (uso o natural)
- ½ a 1 colher (chá) de sal marinho
Modo de fazer
- Seque o sal por 1 a 2 minutos em fogo baixo usando uma frigideira antiaderente. Transfira para o processador (ou liquidificador).
- Toste o gergelim na mesma frigideira por uns 5 minutos ou até dourar, mexendo para não queimar. Coloque no processador.
- Pulse ou processe até virar uma farofa grossa. Espere esfriar completamente antes de guardar em um vidro com tampa
Notas

3 comentários
Show de bola! Muito Obrigado!
Em primeiro lugar quero parabeniza la pelas receitas maravilhosas e nos ensinar o q pode ser feito. Obrigada!!!
Qto ao gergelim vc usa para temperar tbm, por ex fazer arroz…posso colocar o gersal no preparo pu só polvilhar os alimentos?
Eu sempre usei ele polvilhado nas saladas! Sou vegetariana.
Beijos e sucesso sempre
Ôi Chris! Que delicia saber que está gostando das receitas do blog… Eu costumo usar o gersal sempre polvilhado por cima da comida. Até mesmo daquilo que é cozido, como por exemplo o arroz. Beijo