A lentilha rosa tem as mesmas propriedades nutricionais da tradicional, no entanto, tem uma textura mais macia e cozinha mais rápido. Com isso, é preciso ter cuidado para não deixar muito tempo de molho, ou ela desmanchará na hora de cozinhar. Normalmente ela é encontrada na sessão de produtos árabes e libaneses dos mercados.
O toque adocicado das tâmaras na receita é opcional, mas garanto que faz a diferença. Para preparar as tiras de cenoura, usei um cortador bem baratinho que faz milagres na cozinha para fatiar vegetais (veja na foto abaixo da página!).
A receita da salada é do livro “Atelier Culinário para Viagem”, um daqueles livros únicos. Fotos em preto e branco lindas, boas histórias e as receitas são simplesmente deliciosas! Testei muitas, adaptei algumas (principalmente após ter me tornado vegetariana!) e me inspirei em ideias e combinações.
Desde que mudei para São Luís sempre que vou a São Paulo aproveito para separar alguns livros de receita e compartilho com amigos que também gostam de cozinhar. Lembro que este livro foi bem disputado quando resolvi desapegar… Ele está esgotado e sempre fez sucesso com quem provou alguma das suas receitas.
Doar ou compartilhar livros que já foram lidos ou bem aproveitados (como foi o caso deste) é algo que gosto de fazer. Acredito que qualquer tipo de informação não pode ficar parada em prateleiras quando a gente não está mais usando.
Salada de lentilha rosa com cenoura e passas
Ingredientes
- ½ xícara de lentilha rosa
- ½ cebola cortada em tirinhas
- 1 cenoura
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- ¼ xícara de uvas passas
- Tâmaras sem caroço opcional
- 1 colher (chá) de melado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Vinagre a gosto (usei de maçã)
Modo de fazer
- Cozinhe a lentilha rosa em água fervente por 8 a 10 minutos, cuidando para os grãos ficarem inteiros. Escorra e reserve.
- Corte a cebola em tiras finas e refogue com 1 colher (sopa) de azeite.
- Corte a cenoura em tiras finas (como se fosse um espaguete) doure com 1 colher de sopa de azeite e o melado.
- Corte as tâmaras em tiras e misture com as passas e a lentilha. Junte a cebola refogada.
- Tempere com sal e pimenta-do-reino, vinagre e se quiser, um pouco mais de azeite.
- Sirva acompanhado das cenouras.
Estou adorando o blog! Descomplicado e receitas saborosas! Encontrei por causa da receita da lentilha rosa e fiquei por aqui. Parabéns pela dedicação!
Que bom saber disso Flávia! Nos últimos meses não consegui cuidar do blog como gostaria por causa da minha cirurgia… Mas já estou retomando o ritmo de postagens. Este é um espaço de troca que eu adoro!
Monica, seu blog é muito bom! O achei por causa dessa receita de lentilha rosa e estou encantada com suas receitas. Espero que você esteja super bem!
Ola, fui fazer mas em 5 minutos a lentilha cozinhou demais e virou pure!o que eu fiz errado? (deixei de molho por 3 horas +/-) Obrigada.
Como falei na introdução da receita, a lentilha rosa cozinha muito rápido. Dependendo do tempo de demolho, ela vai ficar cozida em menos tempo. O ideal é ficar por perto da panela e ir testando o ponto!
Não gosto de cozinhar a lentilha rosa, porque acho que ela perde cor, sabor e textura. Prefiro deixar de molho por 12h, e depois refogar rapidamente com temperos, fica um sabor e textura perfeita, sem desmanchar.
Comprei em um sebo de São Paulo, o livro Ateliê culinário para viagem e estou lendo, chegou ontem. Encantada com a leitura, é uma viagem com a autora e sua forma gostosa de se expressar. Obrigado pela dica.?
Precisa colocar as lentilhas de molho?
Ansiosa para fazer.
Sim! Leguminosas devem ser sempre colocadas de molho por algumas horas, ou de um dia para o outro. No caso da lentilha vermelha umas 3 a 4 horas já são suficientes.
Onde encontro o melado
O melado de cana pode ser encontrado em supermercado, lojas de produtos naturais, e até em algumas feiras…
Na simplicidade encontramos o melhor sabor. Parabéns.
Concordo com você!!! Obrigada